Um grupo de moradores da localidade de Rocinha de Baixo, no município de Lauro Müller interditou a Estrada Geral Rocinha, na manhã desta segunda-feira (26).
Por volta das 6h30min, os moradores se reuniram e atravessaram um caminhão e alguns carros na estrada, impedindo o trânsito, principalmente de caminhões que transportavam carvão de uma mina da comunidade, formando uma pequena fila.
Conforme o morador Marcio Lottin, 45 anos, que nasceu e vive na comunidade, os moradores reivindicam melhorias na estrada, que está bastante danificada, dificultando o tráfego de carros de passeio. “Nossa estrada está abandonada. Já não dá mais para andar com nossos carros. A lataria do meu por exemplo, já está apodrecendo em razão da pirita na estrada. Queremos uma solução, pois pagamos nossos impostos e também temos o direito de ir e vir”, desabafou.
Para o caminhoneiro Valério Lotin, 56 anos, trafegar pela estrada, principalmente em dias de chuva é complicado e perigoso. “Mesmo rodando de caminhão é difícil andar nesta estrada. Eu levo em média meia hora para percorrer três quilômetros. Temos que andar com muito cuidado para não quebrar o caminhão, pois são muitos buracos e valas”, comenta.
Estrada será recuperada
Uma hora e meia após o início do protesto, por volta das 8h, o secretário de Obras da Prefeitura de Lauro Müller, Renato Ofélio Daminelli, compareceu ao local da manifestação, conversou com os moradores e se comprometeu em recuperar a estrada. “Sabemos que o problema aqui é critico, mas ele não é recente, vêm de anos. O prefeito Fabrício já havia determinado que tão logo o tempo ficasse bom, fizéssemos uma geral nesta estrada. Não vamos somente recuperar o trecho de Rocinha de Baixo, vamos fazer as três rocinhas, pois já temos reivindicação dos moradores de Rocinha de Cima, que também sofrem com as condições daquela estrada”, informou.
O secretário ficou de estudar também uma solução para outras três reivindicações dos moradores: cessar o derramamento de pirita na estrada, por parte dos caminhões que transportam carvão; suspender o caminhão pipa que molha a estrada, pois segundo eles seria um dos responsáveis por danificar a via pública; e instalar lombadas ao longo da estrada para diminuir a velocidade dos veículos.
Após a conversa com o secretário de Obras, os moradores resolveram encerrar a manifestação, porém deixaram claro que se a estrada não for recuperada, eles voltarão a interditá-la.
[soliloquy id=”68439″]