Os cidadãos italianos que residem no exterior, nascidos ou não na Itália – ou seja, todos aqueles que possuem cidadania italiana podem participar das eleições italianas e escolher representantes na Câmara dos Deputados e no Senado da República.
Entretanto, é necessário estar com o endereço no AIRE (Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior ) atualizado. O voto é realizado por correspondência.
As “eleições políticas” italianas estão marcadas para o dia 4 de março. Mas no exterior, as votações iniciam a partir da próxima semana com inicio da distribuição do material eleitoral pelos correios. O voto de cada eleitor deverá chegar aos consulados antes das 16 horas do 1º primeiro de março. A computação dos votos acontecerá em Roma.
Em toda a América do Sul estão aptos a votar mais de 1,3 milhão de eleitores (para o Senado só votam os maiores de 25 anos), 351 mil dos quais no Brasil e mais de 700 mil na Argentina, que é o maior colégio eleitoral da área, com mais da metade da soma de todos os outros países.
A direção da TV Câmara acaba de confimar à realização do debate com os candidatos ao Parlamento Italiano nas eleições que se desenvolverão por correspondência em todas as comunidades italianas fora da Itália nesta segunda quinzena de fevereiro. O debate será realizado em Brasília, dia 15 (quinta-feira após o carnaval), com transmissão ao vivo da emissora para todo o território nacional.