Deixar a rua e a cidade onde mora mais limpas, organizadas e bonitas. Esta foi a resposta do aposentado Benício Hobold, 70 anos, ao ser questionado sobre o motivo que o levou, há mais de seis anos, a fazer a limpeza do passeio público em frente a sua residência, localizada na esquina das ruas 12 de Junho e Cônego Bernardo Philippi, no Centro de São Ludgero.
Ele conta que desde quando saiu da comunidade do Mar Grosso e foi morar no Centro da cidade encontrou o passeio público sujo e decidiu fazer a limpeza. “Não custa nada arrancar o mato com a mão, enxada ou até uma faquinha e também lavar o passeio público”, afirma.
Ele diz que o anseio pela organização e limpeza já vem de berço. “Eu herdei este capricho do meu pai. Antigamente, quando você chegava numa propriedade e tinha porteira boa era sinal de capricho e limpeza”, conta, orgulhoso.
Perguntado sobre a ação, que para a maioria das pessoas é uma obrigação do poder público, ele diz que está fazendo a sua parte como morador. “Quando cheguei aqui comecei a fazer e agora já tem vizinho fazendo”, acrescenta.
No entendimento de Benício, cada proprietário de terreno no perímetro urbano da cidade poderia fazer a limpeza. “É uma contribuição que estamos dando para a cidade de São Ludgero, local onde moramos e temos família. São poucos minutos utilizados”, ressalta.
O aposentado diz que não consegue imaginar a calçada em frente a sua residência suja e a via pública tomada pelo mato. “Quero o entorno de minha casa limpo e bonito”, enfatiza. Há dois anos, o morador entrou em contato com o prefeito, Volnei Weber, e o vice-prefeito, Ibaneis Lembeck, e pediu autorização para cuidar da lateral da Praça da Família que fica de frente para a sua residência.
“Com a autorização do prefeito dei uma limpada, plantei pés de frutas, como pêssego, que já estão dando fruto, laranja, pés de ipê e até um pé de figueira”, conta com alegria. A dedicação é constante, com limpeza e colocação de adubo nas plantas. “No trabalho das plantas recebo o apoio do Ademir Hobold. Também já recebi apoio financeiro até do empresário Melito Schlickmann”, informa o aposentado.
Para o prefeito Volnei Weber, a atitude de Benício Hobold é exemplo a ser seguido por demais proprietários e demonstra o amor que ele sente pela cidade de São Ludgero. “Parabenizo seu Benício e todos que adotam atitudes práticas que contribuem com uma cidade mais limpa e bonita”, declara. O prefeito acrescenta que o município não possui funcionários suficientes para fazer este tipo de trabalho em toda a extensão do perímetro urbano.
Com informações de Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero