Um morador de Jaguaruna foi preso na manhã de ontem durante a Operação Luz na Infância.
O homem de 35 anos é uma das 12 pessoas detidas pelo crime de pedofilia em Santa Catarina.
Após o flagrante, ele teve fiança arbitrada e, após pagamento, foi posto em liberdade.
Contudo, segundo a Polícia Civil, segue sob investigação para confirmar o crime.
Na casa do acusado foram apreendidos um notebook com imagens de pornografia infantil, um celular e um pendrive. Além do preso em Jaguaruna, um dos conduzidos foi apreendido porque tem 17 anos e tinha em sua posse imagens de crianças.
Outros 35 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Garuva, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Brusque, Blumenau, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Tijucas, Lages, Florianópolis, São José, Palhoça e Criciúma. Foram apreendidos notebooks, HDs e celulares.
A Operação Luz na Infância é uma ação nacional de combate à pedofilia coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública (Mesp), em parceria com as polícias Civil do Distrito Federal e de 24 estados. Em Santa Catarina, a operação foi coordenada pela Deic/DRCI (Divisão de Repressão a Crimes na Internet). Participaram das ações 183 agentes de segurança, sendo 140 policiais civis e 43 peritos do IGP.
Data alusiva
Com o objetivo de mobilizar a sociedade no engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, hoje (18 de maio) foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado. A data então se tornou um símbolo contra o crime.
Com informações do Jornal Diário do Sul