Os vereadores de Lauro Müller aprovaram, por unanimidade, uma Moção de Aplausos e um Requerimento. A sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 4, sob a presidência da vereadora Ema Hofmann Benedet (MDB).
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Guilherme Coan (PP), Ricardo Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP) e Lindomar Cataneo (PSD). Assista à sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 88/2023, de autoria do vereador Guilherme Coan: Instalar duas lombadas na estrada de Guatá de Baixo, no acesso à igreja. Justificativa: “A alta velocidade dos veículos pequenos e veículos grandes que passam nesta estrada de areão tem causado transtornos aos moradores como poeira, lama e a falta de segurança aos pedestres”.
Indicação nº 89/2023, de autoria do vereador Guilherme Coan: Arrumar a calçada que dá acesso ao Cemitério Santa Barbara, no trecho compreendido entre a farmácia municipal até a ladeira que dá acesso à capela mortuária e ao cemitério.
Justificativa: “O piso irregular tem causado acidentes aos pedestres que se deslocam naquele passeio público. A população idosa é a que mais visita o cemitério, o que aumenta o número de reclamações. Alguns idosos chegam a caminhar pelo asfalto por causa dessa irregularidade”.
Pedido de Informação nº 9/2023, de autoria dos vereadores Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan e Ricardo Fontanella.
Enviar, a esta Casa Legislativa, cópias das folhas de pagamentos e espelhos dos servidores públicos municipais Renato Ofélio Daminelli, Ana Cristina Corrêa de Melo, Dieison Silva da Luz, Ramirez Zomer, Jodele Alves Cândido, José Artur Fernandes, Morgana Fernandes, Antônio Marcos Cucolotto, José Antônio Espindola e Daniele Cambruzzi, relativos aos meses de dezembro de 2022 e de janeiro a agosto de 2023.
Justificativa: “Nosso pedido ocorre para que possamos averiguar notícias que nos foram repassadas sobre os ganhos desses servidores e, assim, exercer nosso dever de fiscalizadores dos atos públicos”.
Ordem do Dia
Moção nº 14/2023, de autoria dos vereadores Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan e Ricardo Fontanella. Moção de Aplausos felicitando a patronagem e membros do CTG Serra do Rio do Rastro, pelos 25 anos de fundação da entidade em nosso município, comemorados no dia 16 de agosto de 2023.
“No dia 16 de agosto de 1998, foi fundado o CTG Serra do Rio do Rastro por um grupo de pessoas adeptas ao tradicionalismo e compromissadas com a elevação dos padrões de moral e bons costumes. O CTG Serra do Rio do Rastro está convicto das suas obrigações, principalmente as de pesquisar, reconhecer, estimular e promover ações voltadas ao culto de toda e qualquer manifestação da cultura rural catarinense, para preservação de suas raízes e a valorização e defesa do nosso patrimônio cultural.
Sob o lema, “pelo rastro da tradição construímos o futuro”, o CTG Serra do Rio do Rastro projeta seus caminhos e ruma, fortalecido, ao futuro, como acontece com nosso município há mais de sessenta anos. O primeiro patrão, eleito na Assembleia de 16 de agosto de 1998, para o período até o ano 2000, foi Laenio Leal. A partir dali ocuparam a patronagem da entidade Adilson Canever, Emir Teza (dois mandatos), Amilton Guimarães, Pedro Paulo Schuch (dois mandatos), Dilvo Proinelli (três mandatos), Pedro Barp Rodrigues (dois mandatos) e o atual, e décimo terceiro patrão, eleito para o período 2021 a 2023 é Agostinho Crocetta.
Por tudo o que representa para a cultura de nossa cidade, o Poder Legislativo tem o enorme prazer em felicitar e conceder, à patronagem e membros do CTG Serra do Rio do Rastro, a presente Moção de Aplausos”.
Requerimento nº 21/2023, de autoria dos vereadores Sysse Alves Velho, Manoel Leandro Filho, Rodrigo Dias, Valdecir Miotello e Lindomar Cataneo. Envio de ofício às senhoras Daiane dos Santos da Silva Godinho e Daniela De Bona da Soler, fiscais sanitaristas da Vigilância Sanitária Estadual, Regional de Criciúma, convidando-as para participarem da sessão ordinária desta Casa, em 9 de outubro de 2023, às 19 horas, com o objetivo de esclarecer sobre a situação sanitária da Fundação Hospitalar Henrique Lage, do município de Lauro Müller.