Educação

Mobilização dos professores é considerada positiva pelo Sinte, mesmo sem resposta do Governo do Estado

Trabalhadores em educação realizaram greve de três dias e uma assembleia em Florianópolis, além de manifestações em outras cidades

A categoria dos professores promoveu mobilização estadual nesta semana. Durante três dias – terça, quarta e quinta-feira -, eles realizaram uma greve, reuniões, manifestações e uma assembleia. De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), Janete da Silva, o saldo da mobilização é bastante positivo, pois contou com a participação de muitos professores.




"Representantes de várias regionais do Sinte estiveram conosco, a assembleia que realizamos nesta quinta-feira também foi muito positiva. Estamos, mais uma vez, buscando melhores condições de trabalho. A união da categoria mostra que estamos prontos para a luta. Vamos unir forças para lutar contra esta política educacional do Governo do Estado, a qual só faz perder, professores e alunos", reforçou Janete em entrevista ao Portal Engeplus.

Os professores estiveram ontem no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis. A intenção era entregar ao governador Raimundo Colombo um documento com as reivindicações da categoria, mas eles receberam a informação de que Colombo não estava.

Janete explica que os trabalhadores em educação pedem a adição do piso salarial no plano de carreira, descompactação da tabela salarial, a desaprovação da reenturmação (através da qual seriam colocados 40 alunos por sala de aula), nenhuma perda de direitos (o que seria a não incorporação da regência de classe) e a promoção de mais concursos públicos (para diminuir a contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário – ACT's).