Representantes de todos os sindicatos dos mineiros da Amrec, da Federação Interestadual dos Mineiros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, lideranças políticas de Lauro Müller e dezenas de mineiros participaram na manhã desta sexta-feira (16), às 10h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, de uma reunião com o deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC).
O objetivo do encontro foi para discutir o Projeto de Lei n° 7011 de autoria do deputado catarinense que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) acerca do trabalho em minas de subsolo.
Apesar de o projeto ter sido apresentado em dezembro do ano passado pelo autor na Câmara dos Deputados, a classe dos mineiros disse só ter tido conhecimento da matéria no mês passado.
Conforme Genoir dos Santos, presidente da Federação Interestadual dos Mineiros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, se for aprovada e virar Lei, a proposta vai prejudicar, e muito os trabalhadores. “Esse projeto é altamente prejudicial para os trabalhadores. Ele tira direitos dos trabalhadores de minas de subsolo que foram adquiridos a duras penas ao longo dos anos. Exemplo é o deslocamento do trabalhador que hoje ganha 100% e pela proposta do deputado ele passaria a ganhar apenas 10%”, comentou.
Ainda conforme o sindicalista a proposta também altera outros pontos da CLT, que na sua visão também não beneficiam em nada o trabalhador “A jornada de trabalho do mineiro, das atuais 7h12min diárias, com direito a folga nos sábados e domingos, passa para 12 horas diárias e rodízio nos finais de semana. Pela proposta haverá diminuição do pagamento de horas extras, de 100% para 50%. E o trabalho no subsolo que hoje é para homens de 21 a 50 anos, o projeto altera para a idade entre 18 e 65 anos”, destacou, acrescentando que talvez essa alteração de idade seja a pior de todas as alterações propostas.
Diversos dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de se manifestar sobre o projeto e todos pediram ao deputado Edson Bez que retirasse a proposta da Câmara ou que pedisse o seu arquivamento.
Ao final do encontro, após ouvir atentamente e anotar todas as reclamações da classe, o deputado Edinho Bez, propôs que fosse agendada uma reunião com a presença do relator do projeto deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) e representantes dos mineiros, para discutir qual o melhor encaminhamento que pode ser feito quanto ao projeto que já recebeu parecer e encontra-se tramitando na comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
[soliloquy id=”67007″]