Um grupo de aproximadamente 50 mineiros bloqueou o acesso de carretas que transportavam carvão na SC-445, rodovia que liga Criciúma à Siderópolis. Segundo os trabalhadores, a carga era oriunda de minas do Rio Grande de Sul e tinham como destino as carboníferas da região.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Djonatan Elias, o Piriguete, a aquisição do minério de outras localidades incide diretamente no desemprego de trabalhadores no Sul de Santa Catarina.
“Eles fazem essa importação por ser um preço mais em conta, e mão de obra, que acaba não tendo”, resume. “Eles compram carvão de uma empresa que está bem financeiramente, enquanto temos uma empresa aqui, a Cooperminas, que precisa vender o carvão para que o salário dos mineiros, que vem atrasado há alguns meses, seja colocado em dia”, complementa.
A expectativa é que mais de 25 carretas tenham sido impedidas de seguir caminho.
A manifestação iniciou próximo às 8 horas e encerrada às 14 horas. A Polícia Militar Rodoviária – PMRv de Cocal do Sul esteve no local e orientou que as carretas fossem estacionadas no acostamento para não congestionar o trânsito.
Segundo Piriguete, não estão descartadas novas manifestações nos próximos dias.
Com informações de Gabriel Bosa / Clicatribuna