Assembleia realizada em Siderópolis na manhã deste sábado (24). Eles terão reajuste de 3,21% e a manutenção das cláusulas da convenção de 2017
Terminou a negociação de reajuste salarial entre mineiros e sindicato patronal. Em assembleia geral unificada, realizada na manhã deste sábado (24), em Siderópolis, os trabalhadores de seis empresas aceitaram a proposta apresentada e descartaram greve.
A proposta foi aprovada pela grande maioria dos trabalhadores presentes na assembleia. No total, serão beneficiados cerca de 3,3 mil funcionários das carboníferas Siderópolis, Gabriela, Metropolitana, Rio Deserto, Belluno e Catarinense. Segundo o presidente da Federação dos Mineiros, Genoir dos Santos, o Foquinha, foram feitas oito reuniões com o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siescec).
Entre as propostas apresentadas estão um reajuste de 3.21%, que inclui a inflação e mais 55% do INPC, o que corresponde a um ganho real de 1,13%, e mais um aumento de R$ 20 sobre o salário de dezembro. Além disso, foram mantidas todas as cláusulas da convenção de 2017
“Nesse momento de reforma trabalhista e de enfartamento do governo contra os trabalhadores, nós fizemos uma das melhores negociações do país. A maioria não vai ter ganho real”, destacou o presidente da Federação dos Mineiros.
Com informações do DNSul