Gabriel Teodoro Raimundo Jesuíno faleceu por volta das 10 horas da manhã desta quinta-feira (14) após ficar internado durante 10 dias no Hospital São José de Criciúma. O jovem criciumense de 28 anos trabalhava no subsolo de uma mina da Carbonífera Metropolitana quando foi vítima de um acidente de trabalho. O acidente aconteceu na comunidade de Forquilha, interior de Treviso.
Segundo informações, Gabriel era operador de um veículo de transporte de materiais de almoxarifado da mina (conhecido como TTA).
O presidente do sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Treviso e Cocal do Sul Nilson de Souza Barzan relata que o acidente aconteceu durante a tentativa de religar o veículo que o jovem conduzia. “A TTA estava sendo empurrada por uma carregadeira especial para mineração em subsolo (conhecida como LHD Toro) para religar o veículo que Gabriel operava. Neste momento, a TTA tombou sobre ele. Os colegas retiraram o veículo sobre a vítima que foi encaminhada rapidamente para o hospital com o auxílio do Samu”, conta. Gabriel estava gravemente ferido.
Com o fato, o sindicato dos mineiros mobilizou na tarde desta quinta os trabalhadores da empresa para paralisarem as atividades por 24 horas.
Amigos e familiares lamentavam a morte do mineiro pelas redes sociais.
A última morte registrada na mesma mina aconteceu em 2013, quando um trabalhador foi atropelado por um dos equipamentos utilizados na extração do minério.
Conforma Barzan, o sindicado acionará o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, Polícia Civil e Ministério Público do Trabalho para tomarem as medidas cabíveis no caso.