De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina a temperatura no Estado terá uma grande variação no tempo em apenas um dia
Santa Catarina passa por uma verdadeira metamorfose climática nesta quinta-feira (4). Segundo informações da Defesa Civil do estado, os planaltos amanheceram com temperatura de 12°C, enquanto no Grande Oeste, a máxima pode alcançar 32°C, apresentando uma notável variação em menos de 24 horas.
De acordo com a pasta, o será marcado por tempo nublado, chuvas fracas e eventual ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, principalmente da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e áreas próximas.
No Meio-Oeste, Litoral Sul e nos planaltos, existe a possibilidade não apenas de pancadas de chuva, mas também de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas.
No Extremo Oeste e Oeste, o sol deverá predominar entre poucas nuvens, embora não se possa descartar pancadas bem isoladas no período da tarde e noite.
Os ventos variam de leste a nordeste, com velocidade fraca a moderada. As temperaturas ao amanhecer oscilam entre 12°C e 17°C nos planaltos, enquanto nas demais áreas variam de 16°C a 21°C.
As máximas apresentam uma ampla variação, alcançando de 25°C a 32°C no Grande Oeste, Litoral Sul e todo o Vale do Itajaí, e marcando entre 15°C e 25°C nas demais regiões do estado.
Quanto ao mar, observa-se pouca agitação, com ondas entre 1 m e 1,5 m e picos de 2m em alto mar, com direção sudeste do Litoral Sul à Grande Florianópolis. No Litoral Norte, o mar encontra-se calmo, com ondas entre 0,5 m e 1m e picos de 1,5 m em alto mar.
Tempo nesta sexta-feira
Na sexta-feira (5), a persistência dos ventos provenientes do leste continua favorecendo a entrada de umidade oceânica no continente, resultando em condições de tempo nublado com ocorrência de chuva fraca ou garoa ao longo do dia, especialmente no litoral e áreas próximas, abrangendo o Meio-Oeste, os planaltos e as regiões do Alto e Médio Vale.
Nessas áreas, durante a tarde e a noite, há previsão de pancadas de chuva e episódios isolados de temporais característicos do verão.
Esses fenômenos são decorrentes da conjunção de calor e umidade atmosférica. Por outro lado, no Extremo Oeste e Oeste do estado, mais uma vez, a presença predominante do sol entre poucas nuvens se mantém, com risco baixo para ocorrências meteorológicas significativas.
Os ventos, soprando predominantemente do quadrante leste, mantêm-se em intensidade fraca.
As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 14°C na Serra, enquanto nas demais regiões situam-se entre 14°C e 23°C. Durante a tarde, as máximas atingem valores entre 25°C e 33°C no Grande Oeste, ao passo que oscilam entre 16°C e 25°C nas demais localidades.
No que se refere ao estado do mar, observa-se agitação entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de direção sul e altura variando entre 1,5 m e 2m, atingindo picos de 2,5 m em alto mar.
No Litoral Norte, a agitação é mais branda, com ondas entre 1m e 1,5 m e picos de até 2m em alto mar, apresentando um risco classificado entre baixo e moderado para agitação marítima e ressaca.
O fim de semana
Neste sábado (6) a influência da circulação marítima apresenta um enfraquecimento, permitindo a manifestação mais expressiva do sol entre nuvens nas áreas litorâneas. Contudo, persiste a chance de chuviscos nos extremos do dia. Nas demais regiões, a presença solar deve predominar entre poucas nuvens, sem indícios de riscos para ocorrências meteorológicas significativas.
Os ventos, com intensidade fraca a moderada, variam de direção nordeste a noroeste do Grande Oeste aos planaltos. Já no litoral e adjacências, a direção predominante é de leste a nordeste, com rajadas moderadas atingindo velocidades entre 35 e 50 km/h do Litoral Sul à Grande Florianópolis, especialmente durante a tarde e noite.
As temperaturas mínimas apresentam uma amplitude, oscilando entre 9°C e 15°C nos planaltos, enquanto nas demais áreas situam-se entre 15°C e 22°C. Durante a tarde, as máximas atingem valores entre 29°C e 34°C no Grande Oeste e no Planalto Norte, marcando entre 25°C e 29°C nas demais regiões catarinenses.
Em relação ao estado do mar, persiste a agitação do Litoral Sul à Grande Florianópolis, com ondas de direção sudeste e alturas variando entre 1,5 m e 2,0 m, atingindo picos de 2,5 m. A condição tende a diminuir a partir da tarde, com um risco classificado entre baixo e moderado para mar agitado e ressaca.
Já no próximo domingo (7), a expectativa é de predominância de sol entre poucas nuvens em todo o estado catarinense. A exceção fica por conta do litoral e áreas próximas, onde persiste uma leve possibilidade de chuva fraca e isolada nos extremos do dia.
Com informações do ND+