Trabalhos abordam fotofuncionalização UV e estampagem de chapas de alumínio para coletores solares
O Mestrado em Engenharia Metalúrgica do Centro Universitário UniSatc terá duas novas defesas de trabalhos nesta semana, destacando a inovação e as parcerias do programa. As apresentações, abertas à comunidade, ocorrem na quinta-feira (19) e sexta-feira (20).
Na quinta-feira, às 20h, no Auditório 2 da UniSatc, o mestrando Ricardo dos Santos apresenta o artigo: “Desenvolvimento de um equipamento eletrônico para aplicação do processo de fotofuncionalização mediada por luz UV”. O estudo foca no desenvolvimento de tecnologia voltada para a área médica.
Já na sexta-feira, às 10h, é a vez do mestrando Gilson Demarchi defender o artigo “Estudo da estampagem incremental em chapas de alumínio 1200 H14 para fabricação de coletores solares”. O trabalho conta com a colaboração de uma universidade da Bahia e da Universidade de Aveiro, em Portugal.
O coordenador do programa, Anderson Daleffe, reforça a relevância dos temas e a evolução do mestrado. “São dois trabalhos com temas muito importantes e que mostram a qualidade do Mestrado da UniSatc. Um trabalho foi o desenvolvimento de um equipamento para a área de Medicina e o outro tem a parceria de uma universidade da Bahia e uma universidade de Aveiro em Portugal. Já estamos na nossa quinta turma e, em 2025, temos previsão de abertura de mais uma turma”, destaca.
Sobre o programa
Lançado em 2016, o Mestrado em Engenharia Metalúrgica da UniSatc é voltado para egressos das áreas de Engenharias, Tecnologias e profissionais graduados em outras áreas vinculadas ao setor metalúrgico. O programa busca fomentar a inovação e a pesquisa aplicada, oferecendo uma formação alinhada às demandas do mercado e da academia.
A comunidade é convidada a participar das defesas e conhecer de perto o impacto das pesquisas desenvolvidas no programa.