Política

Mesários iniciam capacitação para o pleito de outubro

As 105 zonas eleitorais de Santa Catarina realizarão o treinamento

Foto: Divulgação / TRESC

Foto: Divulgação / TRESC

Iniciou o treinamento de mesários que atuarão nas próximas eleições municipais. Todos os aproximadamente 66 mil mesários que atuarão em Santa Catarina passarão pelo treinamento, que tem como objetivo capacitar o mesário nas competências relativas às seções eleitorais, atendimento ao eleitor, votação, sigilo e liberdade do voto e, ainda, sobre funcionamento da urna eletrônica. 

“A atividade desempenhada pelos mesários é extremamente relevante e indispensável à realização da eleição. É o mesário quem garante a ordem na seção eleitoral e a votação livre de qualquer embaraço ou constrangimento ", destaca a coordenadora de eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa.

As 105 zonas eleitorais do Estado realizarão o treinamento, que deve acontecer entre o período de 27 de agosto a 24 de setembro. Os mesários estão sendo convocados pela internet – para aqueles que se cadastraram no Portal do Eleitor –, via Correios e, em último caso, por oficial de justiça. Os mesários podem consultar também a listagem das reuniões agendadas pelo site do TRE-SC

O comparecimento aos treinamentos é obrigatório e a falta pode ensejar a aplicação de multa. Em média, o treinamento tem duração de duas horas. Durante a capacitação, os mesários assistem à palestra sobre as atribuições que terão no dia das Eleições e, logo após, é realizado o treinamento prático nas urnas. 

Na palestra, os mesários são inteirados acerca dos procedimentos no dia das eleições, da rotina do pleito, de como fazer a verificação dos equipamentos e organizar a seção. Para que não restem dúvidas, eles recebem o Manual do Mesário, contendo as principais informações sobre suas funções no dia do pleito. 

Rotina do mesário

No dia das Eleições, os mesários devem chegar ao local de votação até 7 horas da manhã e conferir se todos os materiais da mesa receptora estão presentes. Logo após, é hora de verificar se a urna está funcionando de maneira correta. A zerésima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado na urna, deve ser impressa em seguida. 

A votação começa às 8 horas e acaba às 17 horas. Após término do pleito, os mesários devem imprimir o boletim de urna, retirar a mídia de resultados da urna e guardar todos os equipamentos, que serão entregues à junta eleitoral.

Os mesários são preparados também para atender os eleitores que pretendem justificar seu voto ou votar em trânsito, que necessitem utilizar o áudio da urna (no caso dos deficientes visuais) e que vão votar utilizando o sistema biométrico. 

Com informações Portal Engeplus