Geral

Merenda escolar ganha incremento com uvas produzidas em Urussanga

Além de a uva ser símbolo da região, especialmente de Urussanga, ela também é considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis.

Foto: Divulgação

Os olhares atentos, a expectativa para saborear um produto diferenciado que aguça os sentidos, além de ser saudável e trazer a tradição de Urussanga no plantio e colheita da uva motivaram a secretaria de educação do município a inserir a fruta na merenda escolar. Além de a uva ser símbolo da região, especialmente de Urussanga, ela também é considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis.

“A uva é uma rica fonte de carboidratos que são conhecidos por fornecer energia instantânea. Esta é uma fruta de baixa caloria. O açúcar presente na uva é basicamente glicose e frutose que o torna um fornecedor de energia instantânea. Além disso, a uva também é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina-B, vitamina K, vitamina E, Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo e Potássio. Ela também traz benefícios para o coração, para os olhos, pele, ajuda a prevenir a constipação além de fortalecer o sistema imunológico”, garante a nutricionista Letícia Albano.

Para a secretária de educação de Urussanga, Janea Possamai, a preocupação com a qualidade da merenda escolar é uma constante no município. “Estamos sempre preocupados com a qualidade da merenda e também com a oferta de produtos orgânicos. Por isso a necessidade de incrementá-la com frutas da estação faz parte da nossa Administração. É muito importante ensinar às crianças a necessidade de ter uma alimentação saudável para evitar riscos de doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas”m garante a secretária. “Vale salientar também que para creches com bebês são entregues todas as semanas as frutas especiais para eles, como mamão, maçã argentina, pêra argentina e laranja lima. Além disso, teremos muitas novidades no cardápio da merenda de nossas crianças como a introdução de filé de peixe e estamos estudando também a redução de açúcares e carboidratos na alimentação”, complementa Janea.

Importância da agricultura familiar:

A agricultura familiar é responsável pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. A agricultura familiar representa na merenda escolar juntamente com a cooperativa COOFASUL em torno de 53% da composição da merenda (média dos anos de 2017 e 2018). “Isso corresponde a 24 famílias cadastradas do município além da cooperativa que nos fornecem alimentos como: feijão, farinha de milho, hortaliças, frutas e suco de uva integral”, explica Janea.

A aquisição de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que os alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Urussanga

Notícias Relacionadas

Governo Municipal entrega colheitadeira para auxiliar produção agrícola em Lauro Müller

A máquina foi entregue a Secretaria Municipal de Agricultura

Vereador é preso por produção e comercialização de alimentos clandestinos em São Martinho; VEJA FOTOS

Os produtos irregulares eram comercializados na região de Armazém, Gravatal e Tubarão

Vinicultores brindam a nova safra de vinho Goethe neste sábado

Concurso Regional de Vinho Goethe Artesanal e entrega do Certificado do Slow Food à ProGoethe integram também as comemorações da noite.

Santa Catarina aumenta em 10,6% a produção de peixes de água doce

A produção de peixes em cultivo se adapta perfeitamente às características das propriedades rurais de Santa Catarina e se tornou uma importante fonte de renda para mais de 30 mil agricultores. A produção estadual chegou a 47,9 mil toneladas em 2018.