Saúde

Merenda escolar estimula alimentação saudável

Nova Veneza oferece em torno de seis mil e quinhentas refeições diárias, entre almoço e lanches, para a rede municipal

Muitos alunos têm na escola as suas principais refeições do dia. Nas escolas municipais de Nova Veneza, onde 70% das atividades funcionam em período integral, a alimentação saudável é levada a sério. O cardápio, conforme Natália Furlan, nutricionista responsável pela merenda, é pensado para estimular os hábitos saudáveis.

Natália explica que as refeições são construídas em cima de uma tabela nutricional que inclui vitaminas, minerais e fibras. “As crianças precisam de uma alimentação completa, pois isso influencia também no aprendizado”, afirmou.

Dados do setor responsável pela compra da merenda mostram que 30% dos alimentos utilizados provêm da agricultura familiar do município. Os hábitos saudáveis também se estendem para alimentos sem glúten e sem lactose para casos específicos onde é diagnosticado problemas com esses alimentos. As práticas também são trabalhadas com a família dos alunos em oficinas especiais.

São servidas de três a sete refeições, entre almoço e lanches. Os pratos variam entre arroz, macarrão, minestra ou polenta, acompanhados de uma fonte de proteína, como carne ou ovos e legumes.

Os lanches são feitos com tortas frias, bolos, bolachas e pães acompanhados de suco de fruta ou leite e uma fruta. A diretora da Escola Municipal Augusto Mondardo, Marlene Miranda, conta que muitos dos alimentos utilizados na merenda são cultivados na horta da escola. Em datas especiais são ofertados lanches que fogem da rotina, como na Páscoa, onde os alunos durante a semana irão produzir ovos de chocolate.

Colaboração: Flávia Bortolotto / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza

 

[soliloquy id=”116454″]