Educação

Mercado tem carência de professores de geografia

Faltam professores de matérias específicas nas salas de aulas do país. O MEC fez uma pesquisa com diretores de escolas públicas e 38% revelaram dificuldades na contratação de profissionais para lecionar Matemática, Química, Física e Geografia

Foto: Divulgação / Marca SC

Foto: Divulgação / Marca SC

A carência de professores nestas matérias garante o ingresso do aluno no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão da faculdade. A coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Yasmine de Moura da Cunha, diz que a maioria dos seus alunos conquistam uma oportunidade de emprego já no segundo semestre e com uma base de salário expressiva.

O curso de Licenciatura em Geografia da Unesc tem nota quatro no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e laboratórios para auxiliar a formação do profissional. Com 18 anos de estrada, é o único na modalidade presencial no Sul de Santa Catarina. O curso é vespertino, com duração de três anos e também disponibiliza a formação no Bacharelado.

"Com grande incentivo à pesquisa e extensão, realizamos viagens de estudo, com trabalhos práticos em campo. É um curso que muda a visão do ser humano mediante o meio em que vive, além de oferecer uma gama de opções para o profissional atuar durante e após a formação", lembra Yasmine.

Além do conhecimento sobre Geografia, para que o estudante esteja preparado para ministrar aulas, ele tem disciplinas como: Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, Psicologia da Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Geografia, Introdução ao Estudo de Libras. O aluno também conta com Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Geoprocessamento, de Geociências e de Gestão de Recursos Hídricos. Para mais informações, basta ligar no  48 – 3431-2657. Se preferir, enviar e-mail para geografia@unesc.net.

Inscrições seguem até 23 de fevereiro

As inscrições para a segunda etapa do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), que concede bolsas de até 30% para cursos presenciais e à distância e para o Nossa Bolsa Licenciatura, cujos selecionados poderão receber bolsas de estudo integrais ou parciais, de acordo com o perfil socioeconômico – 100% para alunos que comprovarem renda per capita de até um salário mínimo e meio e 50% para os calouros que comprovarem renda per capita familiar de até três salários mínimos – encerraram no dia 02 de fevereiro. A relação dos candidatos classificados foi divulgada no dia 05 de fevereiro. Os alunos interessados podem contar agora com a terceira etapa do processo seletivo destes dois processos, que ficará aberta até o dia 23 de fevereiro. Acesse www.unesc.net/portal. Outras informações: (48) 3431.2745.