Seu Antônio Corrêa, 87 anos, frequentava o Mercado Público Municipal de Laguna para comprar frutas e peixe fresco. Era no espaço que as famílias se encontravam, amigos conversavam e comerciantes do interior traziam as novidades de guloseimas e hortaliças.
O agora aposentando Antônio Corrêa passa, uma vez por semana, pelo prédio que está sendo revitalizado e sente saudades. “Era o shopping de Laguna. Uma maravilha”, recorda. Em breve, os moradores de Laguna e visitantes devem voltar a usufruir do local, com ainda mais atrativos. O prédio restaurado deve ser entregue em 2016.
A adequação está avaliada em mais de R$ 3.779.742,16 milhões, valor investido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES, através da Lei Rouanet. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Prefeitura de Laguna e Fundação Lagunense de Cultura participaram do processo de elaboração do projeto e licitação.
Representantes destes órgãos visitaram a obra durante a semana para conferir de perto o andamento das melhorias. O diretor do PAC das Cidades Históricas, Robson Almeida, vistoriou o prédio, acompanhado do prefeito Everaldo dos Santos, equipe da Secretaria de Planejamento Urbano e a arquiteta Ana Paula Citadin, do Iphan de Laguna. Na parte interna, 70% da revitalização e restauração foram concluídas.
Por trás das paredes de madeira, homens trabalham na fase de acabamento para manter as características da arquitetura açoriana nas paredes e janelas. Num dos boxes, os antigos azulejos foram preservados.
O prédio, com seu comércio característico, deverá voltar ao cotidiano dos moradores e visitantes no segundo semestre de 2016. Serão aproximadamente 20 boxes entre peixaria, artesanato, lanches, petiscos, verdureira, entre outros. No piso superior o espaço será destinado à gastronomia.
O prefeito Everaldo dos Santos explica que uma licitação deverá ocorrer depois do verão de 2016 para a ocupação dos boxes e do restaurante. “Nosso objetivo é inaugurar o espaço revitalizado, com atrações para o público. Será o novo ponto turístico da cidade”, comenta ele.
Com informações do site Diário do Sul