Geral

Meias do Bem: projeto sustentável aquece o inverno dos que precisam, em Laguna

Ação transforma meias usadas em cobertores que são doados para entidades beneficentes. Franquia da Puket em Laguna aderiu ao projeto e iniciou a distribuição dos cobertores.

Ação transforma meias usadas em cobertores que são doados para entidades beneficentes. Franquia da Puket em Laguna aderiu ao projeto e iniciou a distribuição dos cobertores.

Foto: Divulgação

Se você abrir o guarda-roupa, provavelmente, vai encontrar, no espaço de meias, algumas que já estão velhas, furadas, sem elástico e sem o par… e a única solução encontrada é o lixo, não é mesmo? Pensando nisso, a marca Puket desenvolve a campanha Meias do Bem. Unindo solidariedade e sustentabilidade, o projeto recicla as meias e as transforma em cobertores.

Em Laguna, o grupo Karol Gestão de Franquias, por meio do empresário Lindomar Luiz Junior, aderiu ao projeto nacional e iniciou a arrecadação das meias. Para produzir um cobertor, são necessárias 40 meias. A coleta começou no início do ano e ontem foi realizada a primeira entrega de 60 cobertores no asilo Santa Isabel. “Nossa empresa já tinha essa visão social e sustentável e agora vamos continuar coletando as meias para a produção de mais cobertores que aquecerão o inverno de muitas pessoas”, afirma o empresário.

A campanha é realizada durante todo o ano e intensificada no inverno. As meias são arrecadadas na loja Love Brands, que fica no centro de Laguna e enviadas para São Paulo onde é feita a reciclagem e transformação da matéria prima em cobertores.

A campanha

A campanha Meias do Bem, sem fins lucrativos, teve início em 2013, e já arrecadou mais de 600 mil pares de meias usadas – cerca de 15 toneladas -, que foram reciclados e transformados em 15 mil cobertores, entregues em conjunto com outros 15 mil pares de meias novos, oferecidos pela própria Puket. A iniciativa também conta com o apoio de 129 ONGs cadastradas pelo projeto, que atuam na distribuição desse material.

Além do papel social, o projeto também tem um papel ambiental: cada par de meias reciclado gera uma economia de 75 litros de água. Os postos de arrecadação de meias estão espalhados pelo Brasil em todas as lojas Puket. E as doações são recebidas ao longo de todo o ano.

A iniciativa nasceu da ideia de Claudio Bobrow, sócio-fundador da Puket, que resolveu ampliar algo que a empresa sempre fez: durante seus quase 30 anos de atuação, todo resíduo têxtil, em vez de ir para o lixo, era entregue a fábricas de cobertores. Após muito estudo, percebeu-se que era também possível utilizar as meias usadas na produção das mantas.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Com mais de 1,5 mil doações, Campanha do Agasalho supera expectativa em Orleans

Ação foi promovida em parceria entre a Ordem DeMolay, a CDL de Orleans e a CDL Jovem do município.

Solidariedade: engajamento da população garante realização da cirurgia de Davi

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.