A megaoperação visa combater uma organização criminosa que ampliava a atuação em Santa Catarina e outros nove Estados
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a operação “Maserati II” para o combate a uma organização criminosa que buscava expandir a atuação em Santa Catarina. A ação ocorre na manhã desta quinta-feira (9).
São cumpridos 164 mandados judiciais, sendo 93 mandados de busca e apreensão e 71 mandados de prisão preventiva em 10 estados da federação. Os alvos são faccionados que tem atuação em Santa Catarina.
O inquérito policial foi instaurado pelo grupo regional do GAECO de São Miguel do Oeste, decorrente de provas obtidas na primeira fase da operação Maserati, em 2021. O crime investiga suspeitos de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.
Participam da operação todos os grupos regionais do Gaeco do Ministério Público de Santa Catarina — São Miguel do Oeste, Chapecó, Blumenau, Criciúma, Lages, Joinville, Itajaí e Florianópolis. Bem como, os Gaecos do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de forças policiais de todos esses Estados.
Ao todo são 338 agentes policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Penal e Bombeiro Militar), 88 viaturas e apoio aéreo da Polícia Militar, da Civil e do Bombeiro militar.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.
Com informações do ND+