Em Santa Catarina, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na operação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
O CyberGAECO (Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos) e Polícia Científica participaram, nesta quarta-feira (25), de uma operação para identificar criminosos que agem, principalmente, na internet armazenando e compartilhando material de abuso sexual infantojuvenil.
A Operação Terabyte, organizada pela Polícia Federal, cumpriu um mandado de busca e apreensão em Santa Catarina. De acordo com o CyberGAECO, a megaoperação cumpriu simultaneamente mais de cem mandados em Estados brasileiros.
O mandado foi expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, que atendeu o pedido da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar.
O objetivo é uma integração entre as forças da lei, que atuam dentro dos limites dos Estados, na persecução penal de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil.
Além disso, a operação nacional busca demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas.
Operação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
O nome da operação foi escolhido porque “terabyte” é o nome dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a 1.000 gigabytes.
Ou seja, a Operação Nacional Terabyte objetiva investigar indivíduos que possuem ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.