No intuito de alertar e orientar as pessoas quanto aos horários de exposição à radiação solar, a Unimed Tubarão está instalando um medidor solar em praias da região. Utilizando a mesma lógica de um relógio solar, o medidor marca, através da sombra, os momentos do dia mais perigosos para a exposição, indicando também os fatores de filtro solar propícios para cada horário.
Pegar sol, ao mesmo tempo em que é uma prática saudável e ajuda a melhorar a imunidade devido à produção da vitamina D, também tem os seus efeitos contrários e graves para a saúde. O excesso de exposição à radiação solar é um passo para o câncer de pele.
O cuidado com a pele deve ocorrer durante o ano todo, mas no verão a atenção deve ser redobrada, uma vez que o descuido durante a exposição solar está entre as principais causas do aumento do número de vítimas de câncer de pele no Brasil.
O câncer de pele é o mais comum em todo o mundo. Os diagnósticos de melanoma aumentam cerca de 1% ao ano, mas na última década o número de mortes por câncer de pele cresceu 55% no Brasil. A incidência é de cerca de três casos para cada 100 mil habitantes no mundo, 2,8 a cada 100 mil no Brasil e 7,5 para cada 100 mil no Rio Grande do Sul que, junto com Santa Catarina, tem a maior incidência do Brasil.
Onde estão instalados
Em Laguna, os medidores ficarão no Farol de Santa Marta, praia do Mar Grosso (em três pontos) e na praia Sul de Itapirubá. Em Jaguaruna, na praia do Arroio Corrente, e em Imbituba, na Vila Nova e no Canto da Vila.
Com informações do Jornal Diário do Sul