Saúde

Médicos suspenderão atendimento no hospital de Laguna

Foto: Arquivo Notisul

Foto: Arquivo Notisul

Insatisfeitos com uma série de questões junto à prefeitura de Laguna, os médicos plantonistas do setor de emergência do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos suspenderão os trabalhos a partir da próxima segunda-feira. Serão atendidos apenas os casos de urgência e emergência. 

Com os salários atrasados por causa da falta de pagamento e dívidas da prefeitura com a instituição, eles reivindicam os pagamentos mensais com novos valores e sem atrasos, e que a gestão dobre o repasse de R$ 75 para R$ 150 mil.

Conforme o clínico-geral do setor de emergência, Roger Costa da Silva, o prefeito Everaldo dos Santos convidou os profissionais para uma reunião amanhã para chegarem a um acordo. “Este encontro será rápido e ele nos dirá que as reivindicações serão aceitas. Porém, na prática, não é bem assim que ocorre”, observa.

Atualmente, o hospital possui um médico plantonista ao dia, enquanto outros, como o Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, e o São José, em Criciúma, mantêm três plantonistas fixos ao dia. Roger destaca que a situação é insustentável com riscos de sérios prejuízos à saúde e à vida dos pacientes. “É muita sobrecarga, o que aumenta a probabilidade de erros. Para se ter uma ideia de como está a nossa saúde pública, nos postos dos bairros da Caputera, Barranceira, Barbacena e Progresso faltam médicos. Este último não há um profissional há três meses”, lamenta Roger.

A equipe do Notisul tentou contato com o prefeito, porém ele não retornou as ligações.

Com informações do Jornal Notisul