O município de Içara foi o recordista de medalhas e menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) entre os municípios da AMREC. No total, foram 11 medalhas (três de ouro, uma de prata e sete de bronze) e 40 menções honrosas conquistadas pelos estudantes das escolas municipais e estaduais. Além disto, o aluno Luiz Gustavo Fernandes, do Quintino Rizzieri ficou em primeiro lugar no estado.
Para parabenizá-los, na tarde de hoje, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, acompanhado da secretária da pasta, Jaqueline dos Santos, recepcionou os alunos premiados em uma tarde de homenagens, na EMEF Quintino Rizzieri, onde estavam também os professores envolvidos na olimpíada, coordenadores pedagógicos, diretores e familiares dos estudantes.
“As medalhas e menções honrosas conquistadas reafirmam o excelente momento pelo qual Içara está passando. Além da educação, o esporte e a saúde também obtiveram conquistas expressivas ao longo deste ano. Temos muito trabalho para realizar, mas também temos muito que comemorar”, declarou Murialdo parabenizando os envolvidos pelo empenho e dedicação e também por mostrarem que a educação de Içara é motivo de orgulho.
Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Jaqueline dos Santos, os resultados são fruto de um trabalho feito com muita dedicação. “Para darmos maiores possibilidades aos alunos elaboramos um projeto com aulas no contra turno escolar e os resultados obtidos nos provam que o caminho é esse: proporcionar momentos de aperfeiçoamento e ampliação de conhecimento. Temos ainda está o Índice de Desenvolvimento da Educação de Içara (IDEI) que vai contribuir ainda mais com estes resultados”.
A maior premiação, o ouro, veio com os alunos das escolas Quintino Rizzieri, Luiz Gustavo Fernandes (1º lugar no estado) e Nicole dos Santos (16º); e Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Vanderval Borges de Souza Junior (9º). Já a prata foi conquistada por Roniel Serafim Vieira (Quintino Rizzieri). O bronze por Brener Emanuel Laureth Medeiros (Tranquilo Pissetti); Maria Julia Lemos Ramos, Taciane Moraes Marques e Guilherme da Silva Mello (Quintino Rizzieri); Alaercio Marques Junior e Matheus Ricardo Duarte (Maria Arlete Bitencourt Lodetti); Ana Julia Goulart Librelatto (escola estadual Maria da Gloria e Silva). A premiação será entregue no primeiro semestre de 2016, em Florianópolis.
Entre as escolas municipais estão: Angelo Zanellato, Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Quintino Rizzieri, Paulo Rizzieri e Tranquilo Pisseti. A participação das escolas estaduais ficou com: Maria da Gloria e Silva; Gervásio Teixeira; Ignácio Stakowisk; Antonio Guglielmi Sobrinho e Antonio Colonetti. Participaram estudantes do sexto ao nono ano.
Colaboração: Alexandra Cavaler