Proposta do ex-atleta Edson Luciano visa implantar escolinhas de atletismo na cidade.
O prefeito Clésio Salvaro recebeu, na manhã desta quarta-feira (1°), na Prefeitura de Criciúma, o medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro. O ex-atleta apresentou um projeto esportivo para implantar escolinhas de atletismo em bairros da cidade. A proposta seria financiada por empresas do setor privado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Presente em municípios do Paraná e de São Paulo, o “Projeto Edson Luciano Ribeiro: Correndo Para Vencer” pretende estimular a prática esportiva durante ainda na infância. “A criança começa já aos seis anos e desenvolve suas habilidades. A base da proposta é o atletismo, porém surgem atletas de outras modalidades também”, explica Ribeiro.
De acordo com o medalhista olímpico, desde 2009, mais de 1,7 mil crianças foram beneficiadas com a proposta iniciada em São Paulo. “Já revelamos muitos talentos. Criciúma seria pioneira do projeto em Santa Catarina”, ressalta. O setor privado destinaria parte do Imposto de Renda à proposta. “Pretendemos estampar as marcas em camisas, além de placas publicitárias”, completa Ribeiro.
A Prefeitura de Criciúma ficaria responsável por ceder a infraestrutura para desenvolver as atividades. “Recebemos a proposta do Edson Luciano e agora vamos nos reunir para estudar o assunto. Inicialmente, querem instalar cinco escolinhas em diferentes bairros de Criciúma”, conta Salvaro.
O encontro desta quarta-feira reuniu o presidente da Fundação Municipal de Esportes – FME de Criciúma, Arleu da Silveira, o diretor técnico da FME, Sandro Araújo, o secretário municipal da Fazenda, Robson Gotuzzo, o vereador Jair Alexandre, além de apoiadores da proposta.
Medalhista Olímpico
O paranaense Edson Luciano Ribeiro representou o Brasil em três Jogos Olímpicos. No revezamento 4×100 metros rasos, o ex-atleta conquistou a medalha de bronze em 1996, em Atlanta, e a medalha de prata em 2000, em Sidney. Em 2004, Ribeiro defendeu as cores da bandeira brasileira em Atenas.
Colaboração: Émerson Justo / Comunicação Prefeitura de Criciúma