Estão previstas temperaturas negativas e geada nos pontos mais altos do Estado. Chuva deve continuar até esta quarta-feira.
Ao longo desta quarta-feira (12) a frente fria que começou nas cidades com divisa com Rio Grande do Sul, se desloca sobre Santa Catarina e a chuva ocorre especialmente entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte.
Pela persistência, sobretudo na madrugada e manhã, os acumulados de chuva podem ser altos e em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa/volumosa como alagamentos e deslizamentos pontuais.
Entre a porção oeste e o Litoral Sul a nebulosidade diminui a partir da manhã por conta do avanço de uma nova massa de ar frio. As mínimas devem ocorrer na noite da quarta-feira, com 2°C nos pontos mais altos da serra, variando de 7°C a 11°C entre a porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana e entre 12°C e 15°C nas demais regiões. Ventos do quadrante sul de fraca moderada intensidade.
PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA
Na quinta-feira (13) o avanço de uma nova massa de ar frio deixa o dia sem previsão de chuva, com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. O destaque fica para as baixas temperaturas entre a madrugada e o amanhecer.
As mínimas chegam a 1°C no Planalto Sul – nos pontos mais altos da serra a temperatura pode ser negativa e com chance de geada – variam de 4°C a 9°C entre a porção oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis serrana e entre 9°C e 12°C nas demais regiões.
A tarde as temperaturas ficam amenas, com máxima de 24°C no oeste e variam 16°C a 21°C nas demais regiões. Vento com fraca intensidade do quadrante sul/sudeste na porção leste catarinense e de leste/nordeste na porção oeste do estado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na sexta-feira (14), a massa de ar frio começa a se deslocar em direção ao oceano e o frio pela manhã diminui, deixando o tempo com predomínio de sol a poucas nuvens. Há chance de chuva rápida e isolada no oeste por conta de áreas de instabilidade que se formam no Paraguai. No sábado o a massa de ar frio se desloca para o oceano, porém o tempo permanece estável e sem previsão de chuva em Santa Catarina.
Com informações do Notisul