Natural de Goiania/GO, o delegado possui 10 anos de carreira como policial civil, já atuando em delegacias de diversas cidades de Santa Catarina.
Márcio Maciel assume definitivamente como delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Lauro Müller. Natural de Goiania/GO, o policial civil possui 10 anos de carreira, sendo parte deste tempo, atuando em delegacias de diversas cidades de Santa Catarina. Ele assume a vaga até então comandada pela delegada substituta Juliana de Freitas Zappelini, que agora coordena a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Criciúma.
Maciel assumiu como delegado em lauro Müller a pouco mais de duas semana. Em entrevista ao Portal Sul In Foco na última sexta-feira (01), o policial de 35 anos comentou sobre sua vinda a cidade, as mudanças recentes na Regional de Polícia Civil de Criciúma e o combate a criminalidade, em especial os casos relacionados ao tráfico de drogas.
Confira:
Sul In Foco: Por quê o senhor escolheu a cidade de Lauro Müller no processo de promoção da Polícia Civil?
Delegado: Eu estava como coordenador da Central de Plantão em Balneário Camboriú. Já conhecia os delegados Vitor Bianco Júnior e Ulisses Gabriel. Eles foram meus professores na Academia da Polícia Civil em Santa Catarina – Acadepol em 2012. São pessoas que eu já tinha uma afinidade profissional e, quando Lauro Müller entrou como alternativa de escolha, achei interessante. Toda a “regional de polícia” tem uma parceria bem forte e permite um constante apoio nas operações sempre que necessário. Isso favorece de fazermos um bom trabalho
Sul In Foco: Já conhecia a região? Quais diferenças encontradas com as outras regiões do Estado onde o senhor atuou?
Delegado: Já tinha passado pela Serra do Rio do Rastro, mas só passagem mesmo. Quanto as demais cidades, cada uma tem sua peculiaridade. O tráfico de drogas é comum em todas, sem surpresa. Aqui em Lauro Müller, por enquanto não há investigações para crimes de maior gravidade em curso. Aqui é uma cidade sossegada e acredito que serpa possível dar uma resposta boa ficando aqui como delegado titular. Lauro Müller passou por uma sequência de delegados substitutos e isso afeta o andamento do trabalho. Não tenho pretensão de sair daqui.
Sul In Foco: Qual o seu modo de trabalho como delegado?
Delegado: O modo de trabalho acaba sendo ditado pelo local. Eu comecei em Caçador atuando em um delegacia especializada em mulheres e atos infracionais. Neste local, demandou um determinado modelo de atuação. Depois, fui para Divisão de Investigação Criminal – DIC de Caçador, e lá era mais operacional e investigativo. Depois, São Bento do Sul, Ibirama e por último, a Central de Plantão Policial de Balneário Camboriú onde atendia mais conduções, prisões em flagrante, se mantendo na parte administrativa. No caso de Lauro Müller, demanda um pouco de cada coisa. Operacional, administrativo, atendimento ao público e isso não acontece nas delegacias em casos de investigações mais completas.
Sul In Foco: A cidade, como o delegado destacou, vem de uma sequência de delegados substitutos. Fica de fato em Lauro Müller?
Delegado: Sim. A minha chegada como delegado titular, juntamente com a recomposição de equipes e parcerias com a sociedade e demais órgãos, estou bastante convicto de realizar um bom trabalho junto à população.