Geral

Mar pouco convidativo desanima no Rincão

Foto: Daniel Búrigo

De coloração marrom escuro em toda a orla do Balneário Rincão, o mar não vem agradando os turistas nos últimos dias. Os poucos banhistas que se arriscaram a encarar o conhecido “mar chocolatão” foram principalmente algumas crianças que não se importaram com a sujeira pós-banho. “Ela já passou no chuveirão três vezes. Sai mais suja do quando entrou, com uma espécie de limo no cabelo e na pele. E vai para o chuveirão depois disso de novo”, destaca Tauana Viana, apontando o acúmulo de sujeira na menina.

“Parece chocolate com café”, diverte-se a pequena Maria Clara Geremias.  “A gente afundava a prancha no mar e na subida vinha cheia de sujeira”, completa o Vitor Viana. de 12 anos.

Já os pequenos da família Roesler, do Rio Grande do Sul, não se arriscaram. “Molhamos os pés, no máximo as canelas. As crianças preferiram ficar brincando por aqui. O bom é que se entrar no mar já sai bronzeado”, diverte-se o engenheiro agrônomo Walmor Roesler.

A falta de atratividade do mar decepcionou também os turistas do Paraná, que viajaram mais de 700 quilômetros para conhecer a praia e passar o fim de ano no Balneário Rincão. “Uma pena, dá até uma tristeza. Estamos sem vontade nenhuma. Desde ontem e sábado já estava assim. Vir de outro estado para chegar aqui e ver o mar assim e ficar só na areia é uma decepção. Afinal, a gente não quer tomar banho para se sujar mais ainda, né”, pondera o autônomo Celso Caldas da Silva.

Balneabilidade da praia

Apesar da coloração escura, o responsável técnico da Fatma, Marlon Daniel da Silva, destaca que o fato não deixa a praia imprópria para banho. “Esse fenômeno acontece porque choveu muito na região, acaba tendo viração de marés e ventos, o que deixa a água com uma coloração mais escura. No entanto, nada impede o banho, não é motivo de preocupação”, detalha ele.

A única preocupação que o banhista deve ter é em saídas de rios, riachos e tubulações. “O que impede os banhos é se nesses pontos houver lavagem de ruas, daí é preciso ficar alerta se perceber algum odor, material flutuante, como espuma, por exemplo. Aí o banhista precisa se afastar”, relata.

Para ir preparado à praia, a melhor forma de se informar sobre a balneabilidade da praia, segundo ele, é verificar o mapa do relatório semanal, disponibilizado pelo órgão no site www.fatma.sc.gov.br ou aplicativo Praia SC.

“Há um monitoramento semanal na temporada de verão e também o histórico de cada ponto. Tem pontos aqui no Rincão que têm uma longa data que são sistematicamente próprios para banho e dificilmente ficam impróprios”, finaliza.

Com informações do site Clicatribuna

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Enxurrada afeta três comunidades no interior de Orleans

Pontes e tubulações foram danificadas pela enxurrada registrada durante o sábado (13). Recuperação iniciou nesta segunda (15).