As frentes de serviços terão continuidade até a próxima quinta-feira, 1º de novembro, com estreitamento em faixas de rolagem.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa trabalhos de melhorias no pavimento da BR-101 Sul catarinense entre o km 300 ao km 312, em Laguna. As frentes de serviços terão continuidade até a próxima quinta-feira, 1º de novembro, com estreitamento em faixas de rolagem. A retomada da frente de obras traz mais cuidados para os motoristas, principalmente na redução no limite de velocidade.
A movimentação de trabalhadores e equipamentos sobre as pistas da rodovia federal é cerceada pela sinalização provisória de obras. Esse espaço isola os trabalhos do fluxo de veículos, resguardando a segurança de todos e fazendo com que o tráfego de veículos flua. Dentro da quantidade de elementos para sinalização provisória há sinais de advertência indicando a redução no limite de velocidade, que nesse segmento passa a ser de 40 km/h, para todos os tipos de veículos. Isso porque é preciso atender a demanda por segurança dos profissionais envolvidos.
Os trabalhos de melhorias executados consistem na remoção das camadas superficiais do pavimento asfáltico pelo processo de fresagem – com uso de equipamento especial, fazendo com que asfalto seja escareado, isto é, arrancado, e no lugar é depositada e compactada nova camada. Nesse segmento não está sendo aplicado o microrrevestimento, pois os trabalhos são pontuais. Com tempo estável, os trabalhos decorrem ao longo dos próximos dias.
As melhorias começaram na Nova Fazenda (km 300), na pista de sentido Sul-Norte. De lá, a frente de serviços será realocada, ainda nesta semana, na pista de sentido Florianópolis-Porto Alegre, fazendo as melhorias no pavimento até chegar ao km 312.
Com chuva, todos os serviços de melhorias no pavimento serão cancelados. Durante o feriado de Finados e final de semana, não haverá serviços de manutenção asfáltica na BR-101 Sul catarinense.
Com informações do DNIT/SC