Mobilização está programada para seguir ao longo do feriado de Finados em várias partes do Estado
O trânsito de cidades de Santa Catarina vem sendo afetado por manifestações realizadas na manhã desta quarta-feira (2). Os atos, que se posicionam contra o resultado das eleições presidenciais, ocorrem em frente a batalhões do Exército desde o início da manhã.
Em Criciúma os manifestantes se reuniram em frente ao 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), sede do Exército Brasileiro em Criciúma.
Em Florianópolis duas mobilizações são registradas: a primeira ocorre em frente ao 63° BI (Batalhão de Infantaria), na rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, região Continental da cidade.
O ato obstruiu totalmente a via e o trânsito teve que ser desviado para a rua Doutor Heitor Blum. A rua Santos Saraiva também foi fechada. A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Florianópolis acompanham a situação.
A segunda começou no fim da manhã desta quarta-feira (2). Os manifestantes ocupam duas faixas da ponte Pedro Ivo Campos, que conecta as porções insular e continental de Florianópolis. O trânsito flui bem, segundo a Guarda Municipal da Capital.
Na cidade de Joinville, no Norte do Estado, uma manifestação interrompe o trânsito da área central. Segundo a prefeitura de Joinville, um grupo de manifestantes bloqueia o trecho da rua Ministro Calógeras entre a rua Pernambuco e a fachada do 62º Batalhão de Infantaria.
Guarda Municipal e outras forças de segurança atuam no local, enquanto agentes de trânsito orientam os motoristas sobre o fluxo.
Já em Pirabeiraba, na zona Norte da cidade, um ponto no cruzamento entre a Estrada do Oeste e a rua Quinze de Outubro segue interditado. Também há bloqueio no km 25 da BR-101, na mesma região.
Em Blumenau, logo no início da manhã, centenas de pessoas tomaram conta da rua Amazonas, no bairro Garcia, em frente ao 23° BI (Batalhão de Infantaria).
A prefeitura de Blumenau, através da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e também da GMT (Guarda Municipal de Trânsito), monitora a situação do trânsito, que ficou interrompido por conta do bloqueio.
A avenida Beira-Rio, em Itajaí, também foi ocupada por manifestantes ao longo da manhã. O ato começou em frente à Marinha e seguiu para o Mercado Público da cidade.
Oeste
Manifestantes se reuniram em frente ao Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na manhã desta quarta.
Eles se dirigiram ao trevo de acesso ao município, no entroncamento entre as BRs-480 e 282. O número aproximado de manifestantes foi de 15 mil pessoas, segundo a GM (Guarda Municipal).
O ato trancou os dois lados da Avenida Getúlio Vargas e interrompeu o trânsito na principal da cidade.
Em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, manifestantes se reuniram em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro.
Colaboração ND+