Operação Operação Tríada foi deflagrada nos três Estados da região Sul
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 19, a Operação Tríada, para combater associação criminosa em rede responsável por crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.
A ação mobiliza 62 policiais federais para a execução de 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de Sombrio, no bairro Nova Guarita, Uruguaiana/RS, Quaraí/RS, Porto Alegre/RS e Foz do Iguaçu/PR. A Justiça Federal também autorizou o bloqueio de mais de R$ 30 milhões em bens e valores relacionados ao núcleo criminoso.
A Operação Tríada é um desdobramento da Operação Kairós, deflagrada em fevereiro de 2023, que investigou crimes financeiros perpetrados na região fronteiriça entre Brasil e Argentina. Naquela ocasião, voltou-se o foco para cambistas atuantes em Uruguaiana/RS, suspeitos de praticar câmbio ilegal em grandes volumes, com fortes indícios de envolvimento em lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Após, foi identificado que esses operadores de câmbio ilegal mantinham vínculo financeiro com posto de combustíveis em Uruguaiana, que o exerceria a função de fornecer fluxo de caixa a um verdadeiro esquema de circulação ilegal de valores. Com a realização de buscas que possibilitaram o aprofundamento das investigações, foi possível constatar que o posto de combustíveis funcionava como verdadeira instituição financeira clandestina, realizando operações de câmbio ilegal e adiantando valores de cheques com ágio para fins de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
O nome Tríada, que em espanhol significa “tríade”, faz alusão às três principais moedas movimentadas pelo núcleo investigado: reais, pesos argentinos e dólares americanos.
Quadro resumo das medidas judiciais em execução nesta quinta-feira, 19:
Medidas de Busca e Apreensão: 17
– 13 em Uruguaiana/RS;
– 1 em Quaraí/RS;
– 1 em Porto Alegre/RS;
– 1 em Sombrio/SC;
– 1 em Foz do Iguaçu/PR.