Educação

Mamães do Pamif aprendem juntas e trocam experiências sobre gravidez

O primeiro encontro do ano foi realizado nesta sexta-feira

Ser mãe é um momento único na vida de uma mulher. Na Unesc, há 11 anos, o Programa de Atenção Materno Infantil e Familiar – Pamif vem fazendo parte da história de muitas famílias. Nesta sexta-feira (13/3) foi realizado o primeiro encontro de 2015 do programa, que oferece às mulheres grupo de apoio, rodas de conversa com profissionais da saúde, atividades como pilates, hidroterapia e oficinas, troca de experiências e um ensaio fotográfico.  

No primeiro dia do projeto, ocorreu a apresentação dos participantes e a socialização das expectativas. “Esse é o momento delas. Aqui nós vamos promover momentos de conversa e também tirar dúvidas, além de explicarmos o papel importante que a família tem neste momento”, afirma a bolsista da 9° fase de Psicologia, Géssica Carvalho.

Os alunos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, vão dar orientações para as futuras mamães. “Todos os cursos são responsáveis em promover o bem estar das mulheres. Nós sempre estaremos atentos nas suas dúvidas e expectativas”, acrescenta Géssica.

Participam do Pamif mulheres de diferentes idades, mamães de primeira viagem e também as que já são experientes.

Daniela Rabelo Castro veio de Belo Horizonte para Nova Veneza, acompanhar o marido Ruben, que veio a trabalho. Longe da família, ela está em sua primeira gestação. “Estou grávida de cinco meses de uma menina que vai se chamar Sophia, espero aprender com o Pamif e também trocar experiências”, conta.

Depois de se conhecerem, as mamães foram participar de uma aula de hidroterapia com as alunas do curso de Fisioterapia. Os encontros ocorrem todas as sextas-feiras, nas Clínicas Integradas da Unesc.

Colaboração: Comunicação Unesc

[soliloquy id=”114434″]