Acélio Casagrande revela sobra diária de números e antecipa mudanças para a próxima semana.
Quem passou defronte à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, em Criciúma, por volta das 15h desta segunda-feira, 2, percebeu um grande movimento. Dezenas de pessoas formavam fila. “Triplicamos o número de consultas disponibilizadas ali. Mudamos o horário para que as pessoas não tenham que ir de madrugada”, explica o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
“As pessoas tem o hábito de ir chegando bem mais cedo para pegar o primeiro número, mas tem sobrado números. Não é falta de ficha, é que as pessoas querem chegar duas, três, quatro horas antes”, observa. “As pessoas insistem em chegar e formar filas. Colocamos mais três estagiários de enfermagem, mais três enfermeiras atendendo até as 21h. Tem dias de ter 50 números e sobrar”, detalha. “Primeiro eles iam às 23h para pegar ficha uma vez por semana. Agora estão indo às 11h pois começa a entrega dos números às 15h”, pondera.
O secretário anuncia que na semana que vem será instalado o Processo Avançado. “Esperamos que as pessoas não comecem a ir de madrugada. Será por ordem de chegada. A enfermeira vai analisar a urgência, um acolhimento na unidade. Se for urgente, atende logo. Mas a maioria dos que estavam ali hoje não eram casos de urgência, querem consulta de rotina”, destaca Casagrande. “Não sendo de urgência, o paciente será agendado, estamos fazendo agendamentos para até 15 ou 20 dias”, emenda. “Essa busca antecipada das pessoas é algo cultural. Todos os dias tem agendamento, não é mais uma vez por semana”, conclui.
Com informações do site 4oito