Rajadas de vento chegaram a 105km/h na serra catarinense e em Tubarão e região os acumulados de chuva passaram dos 200 mm em 24 horas.
Um ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 de maio avançou para a costa de São Paulo e se afasta de vez em alto-mar neste domingo. Não há mais expectativa de vento forte no decorrer do dia e a segunda-feira será com pouco vento no Sudeste brasileiro.
Este ciclone provocou ventania em áreas do Sul do Brasil na sexta-feira, 24 e no sábado, 25 de maio. Em Urubici, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou diversas rajadas entre 90 km/h e 105 km/h na madrugada do sábado.
No Rio de Janeiro, o INMET registrou fortes rajadas na tarde e em parte do sábado, 25 de maio, variando de 50 km/h a 62 km/h. Na cidade do Rio de Janeiro, a rajada mais intensa foi de 62 km/h, no forte de Copacabana. Em Arraial do Cabo, uma rajada chegou aos 58 km/h.
A passagem deste ciclone extratropical provocou muita chuva no sul de Santa Catarina, com acumulados de mais de 200 mm em apenas 24 horas nas cidades de Tubarão, Laguna, Sangão e região.
Novos ciclones
Mais dois ciclones extratropicais devem se formar no Sul do Brasil até o começo de junho. O primeiro se forma entre os dias 30 e 31 de maio e o segundo deve passar sobre o Sul entre 2 e 4 de junho.
Com informações do jornal Notisul