Este foi o último mutirão do ano.
Foi encerrado neste fim de semana o mutirão de castração, iniciativa da Associação Bom Pra Bicho e Instituto Bicho Urbano, ONGs de proteção animal, com a parceria da Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Saúde, Programa Municipal Saúde Bem Estar Animal e Fundação Ambiental do Município de Araranguá – FAMA.
Nesse sábado e domingo, nas dependências da E.B.M. CAIC Jardim das Avenidas, 82 cães e gatos foram castrados e chipados no último evento do ano. A parceria entre prefeitura e ONGs para os mutirões iniciou em novembro de 2015. Com essas 82 castrações, foram totalizados em torno de 600 procedimentos cirúrgicos ao longo dos mutirões.
O município ajudou a custear 90 castrações em apoio a cuidadores que possuem mais de dez animais nos pátios de suas casas e estão cadastrados no Programa Municipal Saúde Bem Estar Animal.
Animais chipados
Além da castração, os dois últimos mutirões também serviram para inserir microchips nos animas em ação inédita na região. A chipagem ajuda a identificar a população canina e felina em casos de abandono, roubo ou acidentes, localizando os donos ou cuidadores. Ao todo, 224 animais foram chipados.
“Existe um cadastro municipal e outro nacional em que os cães e gatos chipados são cadastrados. Em caso de encontrarmos um animal com chip será possível identificá-lo com um aparelho leitor de microchip. Com isso, podemos localizar os cuidadores do cão ou gato encontrado”, declara a coordenadora interina do Programa Municipal Saúde bem Estar Animal, Flávia Candido, servidora da FAMA e também voluntária da Bom Pra Bicho.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Araranguá
[soliloquy id=”200120″]