Retiro Diocesano do Clero é uma atividade organizada, todos os anos, pela Pastoral Presbiteral que, desta vez, trouxe como assessora a teóloga Míriam Siqueira, leiga consagrada da Arquidiocese de Porto Alegre (RS).
A Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, torna-se, por alguns dias, a casa deles. Mais de 50 padres, a maioria diocesanos e alguns religiosos, estão reunidos desde a noite de ontem, 27, até a tarde da próxima quinta-feira, 30. O Retiro Diocesano do Clero é uma atividade organizada, todos os anos, pela Pastoral Presbiteral que, desta vez, trouxe como assessora a teóloga Míriam Siqueira, leiga consagrada da Arquidiocese de Porto Alegre (RS).
O tema deste ano é: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o descobre e o esconde de novo. Cheio de alegria, ele vai, vende tudo o que possui e compra esse campo” (Mt 13,44). “A ideia do retiro é fazê-los entender agora, não tanto como vocacionalmente sempre foi, de que eles encontraram Jesus nesse campo de Deus e que eles venderam tudo pra seguir. Mas, ao contrário: que este homem é Deus que, tendo criado desde toda a eternidade, os amou, enxergou o tesouro escondido em cada um deles, em cada um de nós e Deus mesmo se vendeu inteiramente, morreu na cruz por cada um de nós como supremo ato de amor”, explica a assessora do encontro.
Miriam faz uma série de dinâmicas e, por meio de suas reflexões, aborda questões muito reais e comuns na vivência dos sacerdotes. “A ideia é caminhar com eles, descobrindo o que é que está escondido em nós, nossos medos, nossas inseguranças, nossas dificuldades, conflitos e buscar, em Deus, descobrir como conversar. E aqui, a oração e a Palavra de Deus é que vão levar cada um a fazer, de uma certa forma, um retiro muito pessoal. No todo, cada um faz o seu percurso, revendo sua própria vida, revendo os conflitos que vive hoje, que são tão intensos para o padre, que acompanha tantas pessoas. E na medida do possível, chegarmos, então, a, de novo, eles mesmos conseguirem enxergar, em cada pessoa lá na sua comunidade, na sua vivência com os outros padres, enxergar em cada pessoa essa humanidade bonita, enxergar, no outro, um tesouro escondido! Também dar-se, inteiramente, com alegria; vender-se inteiramente, entregar-se totalmente para servir cada homem, cada mulher, cada ser humano, em todas as situações da vida”, enfatiza Míriam.
Além dos momentos de palestra com a assessora, os padres têm momentos dedicados ao silêncio, reflexão e oração comunitária e pessoal. Enquanto os presbíteros se ausentam de suas paróquias para o retiro, membros das paróquias de toda a Diocese dedicam sua oração pelo bom êxito do encontro.
Veja mais fotos
[soliloquy id="295416"]
Colaboração: Bibiana Pignatel – Setor de Comunicação da Diocese de Criciúma