A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em Santa Catarina será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de mobilização nacional. No período de 17 a 21 de abril, a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para os demais grupos, a campanha será iniciada no dia 24 de abril.
Na tarde dessa quinta-feira (6), estiveram reunidos os sete secretários de Saúde que pertencem a Agência Regional de Braço do Norte, para orientações básicas das distribuições de vacinas. Nos sete municípios devem ser imunizadas 18.619 pessoas, pertencentes aos grupos prioritários para vacinação: crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
“Nesse total também estão incluídos os 1.526 professores das escolas públicas e privadas, conforme a ampliação da população alvo anunciada este ano pelo Ministério da saúde”, afirma a responsável pela epidemiologia, Neusa Heidemann Feldhaus.
A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% dos grupos prioritários da campanha.
Em Santa Catarina, haverá uma intensificação da vacinação contra o tétano durante o período de campanha da gripe, especialmente nos adultos, grupo que apresenta baixa cobertura vacinal.
Colaboração: Chênia Cenci / Comunicação ADR Braço do Norte