Até o momento, quase 100 toneladas do peixe na região já foram pescadas.
Pescadores artesanais conseguiram capturar na sexta-feira no Farol de Santa Marta, em Laguna, mais 20 toneladas de tainha. Até o momento, quase 100 toneladas do peixe na região já foram pescadas.
A expectativa da categoria no Estado é superar o número do ano passado, que foi de 1,4 mil toneladas. “Esperamos chegar a 1,8 mil toneladas até o fim da safra, que será em 31 de julho. Este número é referente a todo o Estado”, explica o presidente da Federação Catarinense de Pescadores, Ivo da Silva.
No último sábado (8), foram retiradas da rede cerca de 40 toneladas. A façanha inclusive precisou da ajuda de curiosos. E a atividade tem atraído diversas pessoas, que no momento da retirada vão à praia para olhar. “É incrível ver a quantidade grande de peixes sendo retirados do mar”, diz Ana Aguiar.
A partir deste domingo, a pesca da tainha estará liberada em escala industrial, com barcos de médio e grande porte que atuam em alto-mar e reúnem dezenas de pescadores. No ano passado, a frota industrial capturou cerca de 3,5 mil toneladas de tainha no litoral catarinense – o que foi considerado o melhor resultado nos últimos três anos.
E o fim de semana vai iniciar com sol. Neste sábado, o amanhecer será um pouco gelado, com 12°C. O sol deverá prevalecer durante o dia e os termômetros deverão registrar no período da tarde 24°C. Domingo o tempo muda. No entanto, pela manhã ainda haverá aberturas de sol. À tarde, uma frente fria chega à região, trazendo chuva.
Com informações do site Diário do Sul