O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi erguido pela família Salvaro, emparceria com a Associação de Moradores da Vila São Jorge e colaboradores.
A maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do Brasil foi inaugurada da tarde deste domingo (13), na comunidade de Vila São Jorge, em Siderópolis. Com 21 metros e meio de altura, sobre uma base de sete metros e meio, totalizando 29 metros, o Santuário deverá fomentar, em pouco tempo, o desenvolvimento turístico, religioso e cultural da cidade. Mais de duas mil pessoas participaram da inauguração.
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi erguido pela família Salvaro, emparceria com a Associação de Moradores da Vila São Jorge e colaboradores, para rememorar um antigo sonho da matriarca da família, Olivia Ronchi Salvaro, in memorian. “Ela era muito devota, e sempre dizia que o local era propicio para receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Hoje é um dia muito especial para toda a nossa família”, disse o esposo, Armelindo Salvaro.
Ele recebeu uma placa das mãos do prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, pela perseverança junto a comunidade na construção do Santuário. “Este Dia das Mães é especial para Siderópolis e toda a região carbonífera. Essa bela obra, em homenagem a esta grande mulher que foi Dona Olívia, irá se tornar no local onde fiéis farão suas orações e agradecimentos”, afirmou Guinga.
Os peregrinos, para chegarem ao Santuário, passam pelo belo caminho de 370 metros. O local está aberto a visitação diariamente das 8h às 19h, sendo que todo dia 13 de cada mês, às 19h30min, é rezado o terço onde quem faz é sempre uma comunidade diferente. Estima-se que a área construída seja de 210 metros quadrados, sendo que no seu interior existem espaços destinados ao acendimento de velas e depósito de pedidos e graças alcançadas.
Vale destacar que ainda no interior do Santuário há uma imagem menor de Nossa Senhora juntamentecom as imagens das três crianças Lúcia, Francisco e Jacinta, para as quais,segundo a história, a Santa apareceu em 1917. A obra foi projetada e executada pelo Engenheiro Civil, Valter Salvaro, pelo arquiteto, Arlon Fernandes e pelo engenheiro eletricista, Valdir de Freitas, em parceria com o artista plástico Oswaldo Zanini e com o engenheiro estrutural, Alexandre Vargas.
Estavam presentes, também, o vice-prefeito de Siderópolis, Elvi Donadel, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, o deputado EstadualValmir Comin, o presidente da Associação de Moradores, Sandro Ferro, e a representante do CAEP, Fátima Rizzatti. Após a inauguração os fiéis permaneceram no local para a celebração de uma missa presidida pelos padres Samiro Meurer, José Luiz Sauer e Miro de Bona.
Colaboração: João Manoel Neto
[soliloquy id=”5569″]