Saúde

Mãe de criança de SC que ficou 14 dias internada com Covid celebra vacina: “Ansiosa”

Thomas, 8 anos, passou cinco dias intubado; vacinação para esse público foi confirmada pelo Ministério da Saúde

Divulgação

A empreendedora Fabiana Rodrigues, mãe de um menino de 8 anos que ficou 14 dias internado com Covid-19, está celebrando a inclusão de crianças no Plano Nacional de Imunização contra o vírus. A ação foi oficializada pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (5) e as doses de vacina devem ser encaminhadas aos estados na próxima semana.

Thomas pegou a Covid-19 em junho de 2020. Morador de Palhoça, na Grande Florianópolis, ele precisou ser internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Dos 14 dias hospitalizado, o menino passou cinco intubado.

— Para mim parecia que não acabava mais. Eu não dormia, mal comia. As minhas amigas tinham que ir na minha casa levar comida para mim e me fazer comer porque eu só esperava aquela ligação do hospital para saber como ele estava — lembra Fabiana.

Ela, que já tomou as duas doses da vacina, se diz ansiosa para a vez do filho. Na época em que Thomas foi infectado, o Brasil ainda não vacinava contra a Covid-19.

— Eu estou ansiosa para vacinar porque o que eu passei há um ano e meio atrás quando ele pegou Covid, eu não desejo para ninguém. O sentimento que eu tive era de ter perdido ele mesmo porque eu tive que deixá-lo no hospital — diz.

Na época da internação de Thomas, uma postagem de Fabiana no Facebook pedindo orações para o filho viralizou. “Hoje meu coração está despedaçado. Deus sabe o tamanho do meu desespero em não poder estar do lado segurando a mãozinha para demonstrar para ele que eu estou junto”, escreveu.

A publicação teve mais de 2 mil interações

Em Santa Catarina, 43.835 crianças de 0 a 9 anos foram infectadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Foram 38 óbitos nesta faixa etária, segundo dados do governo estadual.

Entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, o número de casos é de 91.252. Trinta e oito pessoas deste grupo morreram pela doença em Santa Catarina.

Vacinação deve começar em janeiro

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação de crianças de 5 a 12 anos deve começar ainda em janeiro. A ordem de vacinação será dos mais velhos para os mais novos, priorizando quem tem comorbidade ou deficiência permanente.

A vacina aplicada será a da Pfizer, num intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. Não será necessária receita médica para imunização, mas é preciso a presença de pais ou responsáveis, ou autorização por escrito.

O país tem 20 milhões de crianças nesta faixa etária, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em Santa Catarina, o número é de 652.349 pessoas.

O Ministério da Saúde espera receber no dia 13 de janeiro 3,7 milhões de doses pediátricas da Pfizer. A distribuição aos estados começará no dia seguinte, 14.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Policial Militar de Braço do Norte de folga prende suspeito de roubo em Laguna

Ao ouvir os gritos de "Pega ladrão", o policial militar agiu prontamente para capturar o suspeito

Saiba quem pode votar na eleição para vice-presidente do Criciúma

Conselheiros estão comparecendo para votar no estádio Heriberto Hülse

Criciúma encara o Botafogo-RJ nesta quinta-feira pela Copinha

Tigre está na oitavas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Suspeita é de ação criminosa em incêndio que destruiu residência em Lauro Müller

De acordo com as primeiras análises, há indícios de que o fogo tenha sido provocado intencionalmente, possivelmente com início em um dos quartos.