“O cidadão compra o veículo, emplaca, paga todos os impostos e taxas e é multado por estar trabalhando? Isso não pode acontecer”, defendeu Librelato.
A questão da proibição do tráfego de bitrens em rodovias estaduais foi tema de mais uma reunião, realizada na quarta-feira (29/02) pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, presidida pelo deputado Valmir Comin (PP), no Palácio Barriga Verde. O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) já liberou alguns trechos, mas outros seguem bloqueados, fato que gera insatisfação a muitas pessoas. O empresário e prefeito em exercício de Orleans, José Carlos Librelato (PSD), o Lussa, participou da reunião para defender a liberação da trafegabilidade do equipamento.
Na oportunidade, Librelato ressaltou que tal proibição é um obstáculo para a economia de Santa Catarina. “Os argumentos utilizados são inconsistentes e o impedimento da circulação de bitrens é uma trava no setor econômico do Estado. Todos sabem que o principal meio de transporte do nosso país é o rodoviário”, destacou o prefeito. Devido a tal situação, transportadores precisam adotar rotas mais extensas. Já outros empresários da região de Orleans estão cancelando pedidos de bitrens por não poderem utilizar o equipamento.
“O cidadão compra o veículo, emplaca, paga todos os impostos e taxas e é multado por estar trabalhando? Isso não pode acontecer”, defendeu Librelato, que ainda lembrou as vantagens da utilização do bitrem. “Esse equipamento suporta maior volume de carga e gera impacto menor no desgaste do asfalto devido ao fato de distribuir melhor o peso. Além disso, reduz significativamente o número de veículos circulando nas nossas rodovias”, frisou.
O presidente do Deinfra, Paulo Meller, informou que 600 dos 7 mil quilômetros das estradas estaduais já estão autorizados para circulação de bitrens. Ele deixou claro que o veículo não traz danos às rodovias devido ao peso transportado, porém existe a necessidade de avaliação de pontes, trevos, acostamentos, entre outros itens. “Estamos avaliando cuidadosamente cada caso”, garante o presidente. A alternativa adotada pelo Deinfra é a criação de corredores para bitrens, interligando os municípios com as BRs. “Não queremos prejudicar ninguém, mas temos regras e normas a serem cumpridas”, acrescenta Meller, que ainda afirma que a falta de infraestrutura para absorver a demanda de veículos é um problema nacional.
Grupo de trabalho será formado
Após as manifestações do prefeito em exercício de Orleans, do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, e dos parlamentares presentes, Paulo Meller e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Paulo França, fizeram a proposta para formação de um grupo de trabalho para discutir com a Fetrancesc e a Assembleia a liberação do tráfego de bitrens nas rodovias.
A próxima reunião para debater o assunto ficou agendada para terça-feira, dia 6 de março. A Fetrancesc deve apresentar uma proposta de liberação das rodovias, por ordem de urgência, para avaliação dos técnicos do Deinfra. “Vamos continuar acompanhando esse assunto, que é de extrema relevância, e sempre defender os interesses do nosso povo, que está sendo muito prejudicado com essa situação”, assegura Librelato.
Também marcaram presença os deputados Manoel Mota (PMDB), vice-presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Darci de Matos (PSD), coordenador da Frente Parlamentar do Transporte, José Nei Ascari (PSD), Jean Kuhlmann (PSD), Mauro de Nadal (PMDB), Padre Pedro Baldissera (PT), Dirceu Dresch (PT), Joares Ponticelli (PP), Luciane Carminatti (PT) e Nilson Gonçalves (PSDB).
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