Política

Lula está estável e deve ter alta no início da próxima semana, dizem médicos

Por volta das 7h10 desta quinta, o presidente foi submetido a um procedimento endovascular para evitar novos episódios de sangramento na cabeça, como o ocorrido no início da semana

Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, segue em recuperação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após passar por um novo procedimento na manhã desta quinta-feira (12). Segundo a equipe médica, Lula está “sereno” e apresenta boa evolução, com previsão de alta para o início da próxima semana.

Procedimento bem-sucedido

Por volta das 7h10 desta quinta, o presidente foi submetido a um procedimento endovascular para evitar novos episódios de sangramento na cabeça, como o ocorrido no início da semana. De acordo com o médico Roberto Kalil, o procedimento foi bem-sucedido, e a probabilidade de surgirem novos hematomas é “muito baixa”.

Lula está acordado, conversando, se alimentando e caminhando sob supervisão médica. Ele também realizou sessões de fisioterapia e recebeu visitas de familiares. “O presidente está superestável e deve ter alta da UTI nesta sexta-feira (13), com previsão de deixar o hospital entre segunda-feira (16) e terça-feira (17), retornando a Brasília para retomar suas atividades”, afirmou Kalil.

Relembrando o caso

Na última segunda-feira (9), Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência após sentir fortes dores de cabeça em Brasília. Exames de imagem revelaram uma hemorragia intracraniana, consequência de um acidente doméstico sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para São Paulo, onde permanece sob os cuidados da equipe do Hospital Sírio-Libanês.

Atualizações médicas

A equipe médica destacou que Lula não apresenta sequelas neurológicas e está seguindo rigorosamente as orientações. O hospital emitiu um comunicado oficial informando que o presidente está estável e que outras atualizações serão divulgadas em uma coletiva de imprensa programada para esta sexta-feira (13), às 10h.

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares”, diz o comunicado.

Lula deve continuar em recuperação até o início da próxima semana, quando poderá voltar à capital federal para retomar sua rotina de trabalho.

Notícias Relacionadas

Alta de casos de Covid-19 em SC é “cenário preocupante” no início de 2022, dizem médicos

Ao comparar com o período antes do Natal, crescimento é de 218,3% nos novos diagnósticos; Estado projeta aumento para os próximos dias

Vereadores de Orleans aprovam Projetos de Lei, Requerimentos, Moção de Apoio e Indicações

Na oportunidade, o prefeito Fernando Cruzetta fez uso da tribuna para falar sobre as principais ações dos primeiros 100 dias de mandato.

Deputado estadual Tiago Zilli apresenta ações da bancada Sul na Câmara de Lauro Müller

Na ocasião, o parlamentar fez uso da tribuna para discorrer sobre suas metas e ações na coordenação da bancada da região Sul na Alesc.

Mãe que agrediu filho de 4 anos e enviou vídeo ao ex-marido é localizada e será processada em Criciúma

A criança, que não apresentou ferimentos graves, foi acolhida provisoriamente pela avó paterna, decisão tomada em conjunto com o Conselho Tutelar