Luiz Fernando Vampiro foi o secretário de Estado da Educação responsável pelo investimento recorde em Santa Catarina: R$ 7,7 bilhões aplicados na área em 2021. O valor representa 27,40% da receita do Estado, o que significa que Vampiro também cumpriu de forma inédita o mínimo constitucional de 25% em investimentos do Estado em Educação.
Esses recursos foram investidos na entrega de notebook para os professores, em melhorias de infraestrutura escolar para 963 escolas, na aquisição recorde de ônibus para o transporte escolar, em bolsas universitárias para estudantes do ensino superior e na distribuição de computadores, tablets e projetores para as escolas. Além disso, a gestão de Vampiro garantiu a remuneração mínima de R$ 5 mil para os professores da rede estadual com ensino superior e carga horária de 40 horas.
“Temos o objetivo de qualificar a educação catarinense e por isso criamos o tripé de investimentos: a valorização dos profissionais, a entrega de novos equipamentos às escolas e o avanço nas obras de infraestrutura escolar. É assim que levaremos Santa Catarina, que atualmente é a segunda melhor educação do país, novamente para o primeiro lugar, sendo uma referência para o Brasil”, destaca Vampiro.
Antes disso, como secretário de Estado da Infraestrutura, ele precisou de apenas sete meses para destravar a obra aguardada há mais de sete anos e inaugurar a Via Rápida, rodovia que liga Criciúma à BR-101. Assim como em 14 meses na Secretaria de Estado da Educação conseguiu avançar em pautas que aguardavam há décadas, como reformas de escolas, equipamentos inéditos e tecnológicos nas escolas e valorização salarial dos professores.
Vampiro agora é candidato a deputado federal com objetivo de ser o representante da educação catarinense em Brasília. Tem como número 1500. Clique aqui para conhecer mais sobre as propostas do candidato.