Desde quarta-feira passada, 29 de janeiro, o tráfego de veículos, na BR-101 Sul catarinense, segue em pista nova, entre o km 309, ao km 311,1. Este é o primeiro segmento de pista construído para aumento da capacidade de fluxo com a duplicação da rodovia federal no lote 1 da travessia de Laguna, localizado entre a comunidade de Bentos ao bairro Bananal, em Pescaria Brava.
A mudança no traçado da BR-101 Sul neste segmento é necessária para a adequação da pista antiga aos novos padrões da duplicação. O consórcio Setep-Setorsul iniciou na semana passada, a retirada da camada asfáltica antiga e, dependendo do local, serão retiradas as camadas bases para recomposição de todo o aterro. Todo o trecho de pista antiga, entre o km 308 ao km 312,9 (início da ponte sobre o Canal de Laranjeiras) será adequado aos novos padrões.
Além da construção de pistas, o consórcio contratado pelo DNIT vai atacar a construção do viaduto de acesso Sul a Laguna e acesso a Barbacena, no km 308,52. Mas, antes de iniciar a estrutura, o tráfego de veículos será redimensionado para desvio lateral em construção, liberando a frente de obras. O viaduto de acesso ao centro de Laguna já foi iniciado e tem 16 dos 20 pilares erguidos e outros quatro em trabalho de fundações.
Nos próximos dias, o tráfego de veículos também será redimensionado entre o km 311,8 ao km 312,3, para elevação do talude para compor a cabeceira Sul do viaduto de acesso a Laguna.
Atenção aos limites de velocidades – Entre o km 308 ao km 318, o limite de velocidade fixado é de 60 km/h, na faixa de desaceleração, e 40 km/h, no interior do segmento entre o km 311 ao km 312. Os pedestres precisam atentar aos locais destinados para travessia da pista. Fora do desvio, o fluxo de veículos segue em pista simples, com duplo sentido de tráfego.
Não é permitida a manobra de ultrapassagem dentro dos desvios. O acesso a cidade de Laguna continua pelo retorno em nível pertencente ao antigo traçado da rodovia federal. Os usuários da BR-101 Sul devem atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores envolvidos na construção de pistas e obras de artes especiais (OAEs) pertencentes ao lote 1 e 2 da travessia urbana de Laguna. O trecho está incluso na segunda etapa de obras para duplicação da BR-101 Sul, entre o município catarinense de Palhoça a Osório, no Rio Grande do Sul.
O trecho terrestre da Travessia Laguna:
– Extensão de 8,2 quilômetros, sendo 5,38 quilômetros de pistas duplicadas, entre o km 308,000 e o km 313,105 e entre o km 315,920 e o km 316,200 somados a extensão da ponte em construção, com 2830 metros;
– Interseção em dois níveis no acesso à Comunidade de Bentos – km 307,500 (lote 25/SC);
– Duplicação em paralelo à pista atual – km 308,0 – km 313,105 (lado direito sentido Norte-Sul);
– Projeto de integração da pista duplicada com as laterais da BR-101/SC – km 308,0 – km 313,105;
– Passagem Inferior de Pedestres – Km 310,50;
– Interseção em dois níveis no acesso à Laguna por viadutos – km 308,52 (22,8 metros de extensão) – km 311,8 (acesso a Laguna, com 71,25 metros de extensão);
– Passarela no km 312,82, em Cabeçuda.
Colaboração: Muriel Ricardo Albônico/Dnit-SC