Cerca de 15% das lojas reforçaram o quadro de funcionários para atender o aumento no fluxo de clientes. Em Criciúma, 20% contrataram temporários.
O resultado de vendas do Dia dos Namorados foi tímido em Santa Catarina. Apesar da alta de 22,8% no ticket médio- de R$ 149,80 para R$ 183,96 em 2018- o faturamento ficou abaixo do esperado, conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC. As lojas registraram queda de 6,5% no faturamento na comparação com o ano passado, mas alta de 7,8% em relação aos outros meses.
Lages (-11,4%) e Florianópolis (-11,8%) amargaram as maiores perdas em relação ao Dia dos Namorados do ano passado. O único município que apresentou acréscimo, porém muito tímido, foi Joinville (0,2%). Itajaí (15,9%) e Blumenau (14,3%) apresentam maiores crescimentos na comparação com os períodos de movimentação normal.
Em relação ao ticket médio, que é calculado a partir da soma do faturamento das vendas e dividido pelo número de clientes que fizeram compras O destaque ficou por conta dos estabelecimentos em Joinville, com o maior ticket (R$ 215,79) entre as sete cidades pesquisadas.Já Lages apresentou o mais baixo (R$ 126,64).
Ticket médio em SC
Santa Catarina R$183,96
Joinville R$215,79
Florianópolis R$206,61
Itajaí R$202,56
Chapecó R$174,10
Blumenau R$171,25
Criciúma R$134,80
Lages R$126,64
Os dados sinalizam que os estabelecimentos estava preparados para a data: cerca de 15% das lojas reforçaram o quadro de funcionários para atender o aumento no fluxo de clientes. Em Criciúma, 20% contrataram temporários.
A principal forma de pagamento foi à vista (60,2%), entre cartão de crédito (28,7%), cartão de débito (18,8%) e dinheiro (12,7%). A compra a prazo no cartão de crédito também se destacou, com 36,7% das vendas no Estado- o índice foi ainda mais expressivo em Lages (46,2%).
A Pesquisa de Resultado de Vendas- Dia dos Namorados foi realizada com 442 empresas do comércio nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages, entre os dias 13 e 14 de junho.
Com informações do Diario.com