A praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, recebeu, na tarde de terça-feira (3), um visitante ilustre. Um lobo-marinho passou toda a tarde no local.
A presença do simpático mamífero foi monitorada pelo Instituto Australis e pela Udesc, executores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
O lobo-marinho, que vive em pequenas ilhas desabitadas, como algumas do Uruguai, ou em zonas de costa, às vezes precisa se arriscar em alto mar atrás de alimento, geralmente peixes, mexilhões e polvos. O visitante voltou ao Oceano Atlântico no mesmo dia, e seguiu sua viagem.
A equipe de biólogos e veterinários isolou e identificou a área, para que o animal, que é assim chamado por emitir sons que parecem um uivo, não fosse incomodado, o que sensibilizou os moradores locais e curiosos sobre a ocorrência da espécie.
A equipe continua monitorando o animal, que, assim como seu parente leão-marinho, possui orelhas, diferenciando-se das focas e morsas. A orientação para a população ao se deparar com a presença de animais na praia é entrar em contato pelo telefone 0800-642-3341, para que uma equipe de veterinários vá ao local fazer uma avaliação.
Monitoramento das praias no país
O PMP-BS foi criado para avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Por meio dele, as praias são monitoradas, e os animais encontrados recebem atendimento veterinário. Aqueles já encontrados sem vida são submetidos a uma necrópsia.
Com informações do Jornal Diário do Sul