Documento, inédito em Santa Catarina, traz escutas dos jovens
Relatos, vozes e gritos, que trazem medos, sonhos e dúvidas da juventude catarinense, estão presentes em um documento inédito em Santa Catarina, o livro “Vozes da juventude catarinense: rodas de conversa”. Produzido pelo Instituto Catarinense de Juventude – ICJ, a obra é distribuída em escolas e bibliotecas, entre outras entidades. O livro também pode ser acessado, na íntegra e de forma gratuita, no site do ICJ.
Vozes da juventude
Ao longo de 2014, colaboradores do Instituto realizaram 45 rodas de conversa em 15 cidades, com um único objetivo: escutar os jovens e conhecer a realidade da juventude. “Essa obra ajuda a traçar novos projetos, caminhos para a garantia de mais espaços que falem, escutem e lutem pelos direitos e por políticas públicas de juventude”, comenta uma das organizadoras do livro, Ana Karla Alves.
“Poucas oportunidades são ofertadas de escuta dos jovens. Instituições e organizações desenvolvem trabalhos e ações para os jovens e não com os jovens. Constroem-se conceitos de juventude e de sua realidade esquecendo-se de escutar o que os jovens pensam sobre si mesmos, sua realidade, seus sonhos e projetos”, destaca outra autora da obra, Fernanda Cristina Segalin.
Clique aqui para baixar o livro.
Conheça o ICJ
O ICJ é uma organização nascida para ser serviço à juventude catarinense. Ele foi criado em 2012, a partir de uma articulação de militantes de assessores de organizações juvenis. O Instituto tem como prioridade o trabalho com Políticas Públicas de Juventudes, com ênfase em Formação, Assessoria e Pesquisa.
Apoio
O livro tem o apoio do Missionszentrale der Franziskaner – MZF e Fundo Nacional de Solidariedade/CNBB/Cáritas.
Colaboração: Davi Carrer / Comunicação Instituto Catarinense de Juventude
[soliloquy id=”135107″]