Geral

Livro Eletrônico conta história de enchentes de Lauro Müller

Trabalho é parceria entre Defesa Civil e Secretaria de Educação.

Divulgação

O Governo do Município de Lauro Müller lançou durante a Feira do Livro deste ano, o Livro Eletrônico sobre as enchentes que atingiram o município em 1971 e 1974. A produção é da Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Educação, contando com entrevistas feitas por alunos da rede municipal de ensino.

Foram feitas cinco entrevistas com pessoas que vivenciaram de perto as duas catástrofes e, principalmente enfocando a cheia do Rio Tubarão que destruiu a cidade em 1974. As narrativas contam sobre os estragos causados, as ações tomadas para reverter a situação, as dificuldades enfrentadas pelos atingidos e a reconstrução da cidade. Todos os entrevistados vivenciaram os desastres ambientais.

Um dos objetivos da organização do Livro Eletrônico é a materialização dos relatos para o arquivamento histórico, já que há pouca informação arquivada sobre os eventos. “Nossa intensão e criar um banco de informações históricas sobre as cheias que atingiram nossa cidade e deixar como legado para as gerações futuras. A ideia encontrada foi a organização das informações feitas em entrevistas em um arquivo eletrônico, na forma de um documentário”, afirma o Coordenador da Defesa Civil de Lauro Müller, Rafael Bonoti.

A construção do documentário foi possível através de parceria com a Secretaria de Educação, que abriu a rede municipal de ensino para a gravação dos depoimentos. “A produção aconteceu dentro do programa ‘Defesa Civil na Escola’, que foi implantado em 2017. Vimos a importância do Livro Eletrônico para a memória do município e trabalhos em conjunto com as escolas para criar as condições ideais para que o projeto pudesse acontecer”, afirma a Secretária de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella.

Para o Prefeito Valdir Fontanella, a produção do Livro Eletrônico tem importância documental, uma forma de manter vivos os acontecimentos que Lauro Müller vivenciou. “É uma forma de nos prepararmos para eventos como este. Não tínhamos a Defesa Civil naquela época. Hoje temos nosso Plano de Contingências pronto para ser posto em prática, temos a coordenação organizada. O documentário é um meio de mantermos vivos os relatos da reconstrução da cidade e o esforço dos lauromüllenses para retomar as suas vidas”, diz o prefeito.

O documentário “Município de Lauro Müller – Livro Eletrônico, enchentes de 1971 e 1974” tem cerca de 17 minutos de duração e foi exibido durante a formatura de 95 alunos do programa “Defesa Civil na Escola”, na quinta-feira passada, durante a Feira do Livro. O material também está disponível na página da prefeitura no Facebook.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Mega-Sena sorteia neste sábado terceiro maior prêmio da história

São R$ 275 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Copom reduz juros básicos para 4,25% ao ano, o menor nível da história

Comitê indicou que manterá Selic neste patamar por um longo período

História de superação inspira palestra para educadores em Içara

Escritor Marcos Petry falou para um público de 500 pessoas no salão da Igreja Matriz São Donato.