O rio que corta o centro da cidade de Jaguaruna está bastante entulhado pela vegetação. A falta de manutenção, que já vinha de um longo período, está comprometendo a vazão d’água. Na parte de cima, que abrange a comunidade de Pontão até divisa com Sangão, a situação é ainda mais grave. De acordo com o secretário de Agricultura, Tiago Garcia Cruz, há a necessidade de um trabalho mais intensivo para liberar melhor a vazão.
“Nós fizemos uma limpeza de manutenção na parte das proximidades de Jabuticabeira até a comporta, mas nesta parte aqui de cima, chegamos a uma conclusão que um trabalho mais aprofundado com uma máquina maior, seria interessante. Infelizmente, a secretaria da agricultura, de momento, não tem recursos disponíveis para isto, até tentamos buscar, mas como o trabalho de manutenção tem urgência, então vamos dar continuidade na limpeza”, destaca o secretário.
Tiago garante que será feita a manutenção de imediato do rio. “Quando assumimos no início do mandato limpamos uma parte, onde estava bastante assoreada, a parte lá de baixo, na comunidade de Jabuticabeira, possui bastante vazão, o atraso aqui nesta parte próxima do centro foi em virtude de um problema de manutenção com máquina, porém já foi resolvido e a partir da próxima semana os serviços de limpeza estarão a todo vapor”.
Ainda segundo o secretário, após a limpeza do Rio Sangão, será iniciada a limpeza do Rio Riachinho, que corta a comunidade do Laranjal e desemboca na lagoa de Garopaba.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Jaguaruna