Sessão ocorreu nesta terça-feira (29), após ponto facultativo no Dia do Servidor Público.
A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans desta terça-feira (29) teve a aprovação de quatro projetos de lei e de três indicações. Presidido pelo vereador Hildegart Thessmann Durigon, a sessão também ressaltou o convite da Administração Municipal para a Coletiva de Imprensa sobre a Saúde de Orleans nesta quarta-feira (30).
A coletiva ocorreu às 17h no Gabinete do Prefeito e apresentou o Programa Limpa Fila, além de responder as dúvidas sobre a Saúde Pública Municipal. Os vereadores comentaram o convite e lembraram os vários pedidos de informações sobre a saúde feita pela Câmara de Vereadores.
O vereador Antônio Dias André ressaltou que “o Limpa Fila é uma tentativa de fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível para dar atenção às pessoas que precisam ir ao médico”.
Já o vereador Osvaldo Cruzetta mostrou a importância do programa. “O projeto lançado é importantíssimo, porque nós, vereadores de todos os partidos, estávamos preocupados com essa questão da saúde. Muitas pessoas estão há um ano esperando para fazer um exame ou fazer uma pequena cirurgia. O prefeito decidiu através do novo secretário, implantar esse projeto para atender o mais rápido possível essas pessoas. A gente sabe que quando estamos com problemas de saúde queremos ser atendidos, sem ficar muito tempo esperando na fila. É um projeto importante que vem ao encontro da nossa sociedade”, comentou.
O vereador Paulo Canever questionou a demora em fazer esse programa em Orleans. “Eu fico até constrangido em relação a ex-secretária da saúde, Luana, porque ela ficou mais de dois anos e meio na Secretaria da Saúde e não se abriu um espaço para que ela fizesse seu trabalho. Agora assume secretário que vem de outro município e o prefeito, em menos de 30 dias, convoca uma coletiva para que se faça o lançamento do Limpa Fila. Acho que isso é muito bom, mas por que não fazer isso com a secretária Luana? Por que não fez isso nos últimos dias de governo da secretária Luana e posterior o novo secretário desse andamento? A secretária ficou quase três anos e não deram chance para ela”, questiona Canever.
O presidente da casa Hildegart Durigon respondeu ao vereador e ressaltou o trabalho da secretária Luana. “Temos que ter consciência que qualquer pessoa que pega um trabalho para executar, ela pega isso de uma forma a assumir o que vinha sendo feito. Certamente esse atual secretário está conseguindo fazer o Limpa Fila após todo o trabalho que vinha sendo executado pela secretária Luana. Ela fez o seu papel e desempenhou muito bem durante dois anos e nove meses, proporcionando, através da colaboração com o prefeito, a recuperação financeira da Fundação Hospitalar Santa Otília, que é fundamental para a nossa saúde. O secretário assumiu o que vinha sendo feito pela Luana e as boas bases proporcionou a ele que pudesse desempenhar esse programa, juntamente com recursos disponibilizados pela Prefeitura de Orleans”, responde o vereador.
Projeto da Famor denominado ProRev é destaque
A vereadora Mirele Debiasi utilizou a tribuna para ressaltar os trabalhos realizados pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famor). Entre as ações está o Programa Municipal de Arborização e Revitalização de Espaços Públicos Ociosos (ProRev). “Esse programa foi feito na Cohab Velha, em volta da quadra. Lá tinha espaços ociosos, então eles vão até lá, plantam gramas, árvores e flores, para dar uma melhor qualidade de vida para a nossa população. Os objetivos do ProRev, que é um programa muito importante que a Famor está fazendo, é a valorização ecológica e paisagista, convivência e integração social, educação ambiental para todos, plantio de árvores, implantação de hortas comunitárias, composteiras e também rodas de conversas, oficinas e todo o material pedagógico para essas comunidades. Eles já fizeram em um local e estão olhando outros lugares do nosso município que estão ociosos e que podem se transformar em um jardim, numa sombra, num lugar bonito que as pessoas possam aproveitar”, detalha a vereadora.
Pedágios serão implantados na BR-101
O vereador Lucas Librelato lamentou a implantação de novas praças de pedágio na BR-101. “Os pedágios são um fato, é concreto, dificilmente serão evitados, já é uma realidade. A gente vê que aqueles que poderiam fazer alguma coisa ficaram omissos. Eu não ouvi nenhuma palavra do nosso Governador em relação aos pedágios. Ele é a nossa força maior e poderia estar lá lutando para que isso não saísse. Infelizmente vai sair. As Câmaras de Vereadores vão fazer o trabalho delas. A nossa parte a gente fez, mas dificilmente terão algum efeito. O pedágio é uma realidade e vamos ter de Tubarão à Florianópolis três praças de pedágios, com as que já existem”, lamenta o vereador.
Doação de Lajotas para comunidades rurais é aprovada
O Projeto de Lei 56/2019 foi votado e aprovado pelos vereadores durante a sessão. O projeto prevê a doação de 1000m² de lajotas para pavimentação de comunidades rurais. Os vereadores destacam que a doação do Poder Executivo vai melhorar a qualidade de vida para a população do interior, além de incentivar a sua permanência no meio rural. As comunidades favorecidas nessa doação serão: Barracão, Taipa, Chapadão, Boa Vista, Palmeiras Alta e Oratório.
Confira a Ordem do Dia da Sessão desta terça-feira (29):
PROJETO DE LEI PE Nº 0051/2019 – RATIFICA O PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO SANTA CATARINA – CINCATARINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. – Autor: Poder Executivo
PROJETO DE LEI PE Nº 0055/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA E ABRE CRÉDITO SUPLEMENTAR. – Autor: Poder Executivo
PROJETO DE LEI PE Nº 0056/2019 – AUTORIZA, NOS TERMOS DO ARTIGO 17, II, ALÍNEA “A” DA LEI 8.666/93, AMPARADO NA LEI MUNICIPAL Nº 2822 DE 12 DE JUNHO DE 2018, O MUNICÍPIO DE ORLEANS A REALIZAR DOAÇÃO DE LAJOTAS PARA COMUNIDADES RURAIS QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS – Autor: Poder Executivo
PROJETO DE LEI PL Nº 0005/2019 – Dispõe Sobre a Revisão Geral, Alterações e Adequação da Lei Orgânica Municipal e dá Outras Providencias. – Autor: Mesa Diretora
Indicação nº. 0089/2019 – Autor: Hildegart Thessmann Durigon
“Que seja encaminhado ofício a Famor, requerendo que a mesma conjuntamente com a Prefeitura, faça uma Consulta Prévia Ambiental de possíveis locais para instalação de um novo Cemitério Municipal.”
Indicação nº. 0090/2019 – Autor: Antônio Dias Andre
“Que o Executivo Municipal, mande uma máquina retroescavadeira nova para o Distrito de Pindotiba, em substituição a existente, uma vez que a mesma está apresentando problemas frequentes.”
Indicação nº. 0091/2019 – Autor: Osvaldo Cruzetta
“Que a Câmara de Vereadores faça uma homenagem para o Sr. Antônio Domingos Coan (Toni Coan), pelos seus 57 anos de trabalho como Capelão na Comunidade de Rio Pinheiros Alto.”
Confira a Sessão completa no vídeo abaixo: