Trânsito

Limite de velocidade é reduzido em alguns pontos da BR-101

Nos postos da PRF, a velocidade limite passa por dois estágios, sendo reduzida para 80 km/h, num espaço de desaceleração, e passando a ser de 60 km/h na área próxima à entrada e saída de viaturas.

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Com a duplicação de pistas próxima da conclusão, a BR-101 Sul catarinense terá segmentos onde a velocidade limite é menor que a especificada na sinalização vertical instalada. São trechos onde há aferição ou fiscalização, como no Posto de Pesagem Veicular ou nos três postos da Policia Rodoviária Federal (PRF), em Paulo Lopes, Tubarão e Araranguá.

Nos trechos duplicados da BR-101 Sul em Santa Catarina, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h para veículos de pequeno porte e 90 km/h para veículos maiores. No Rio Grande do Sul, com a duplicação das pistas finalizadas, o limite de velocidade é menor, fixado em 100 km/h para veículos pequenos e 80 km/h para veículos pesados. Nas travessias urbanas gaúchas o limite de velocidade é de 80 km/h, independente do tamanho do veículo. Nas travessias urbanas catarinenses, o limite de velocidade não sofre alteração.

Nos postos da PRF, a velocidade limite passa por dois estágios, sendo reduzida para 80 km/h, num espaço de desaceleração, e passando a ser de 60 km/h na área próxima à entrada e saída de viaturas. A medida de redução no limite de velocidade deve-se a necessidade de segurança aos policiais, disposto no bordo de pistas, em operação de fiscalização ou em prestação de serviço. A sinalização vertical indicatória está disposta em ambos os sentidos de tráfego da rodovia. A redução de velocidade serve para todos os veículos que trafegam pela rodovia.

A redução do limite de velocidade está em operação nos postos de fiscalização em trechos já duplicados da BR-101 Sul em Santa Catarina, localizados no km 267, em Paulo Lopes, no km 345, em Tubarão e no km 423, em Araranguá. Outro segmento em que há redução de velocidade está situado entre o km 257 ao km 260, da entrada do túnel do Morro Agudo a ponte sobre o rio Cova Triste, em Paulo Lopes. Nesse segmento, a velocidade limite é de 80 km/h, em trecho com aferição de radar fixo.

A redução de velocidade no PPV de Araranguá é somente para veículos de carga e de passageiros, sendo a circulação feita pela faixa auxiliar para aferição, fora do traçado da rodovia. Porém, os usuários da BR-101 Sul precisam atentar para o retorno dos veículos transportadores de carga para a pista, com velocidade reduzida. O posto de pesagem fica no km 417, em Araranguá, lindeiro ao sentido Norte-Sul de tráfego.  

Nos desvios laterais e trechos de pista simples em operação nos municípios catarinenses de Laguna, Pescaria Brava e Tubarão, a velocidade limite está fixada em 40 km/h, no segmento interno, de 60 km/h, nas áreas de desaceleração e aceleração (início e final do desvio). Em Araranguá, a situação muda, sendo o limite de velocidade estipulado em 80 km/h para o trecho entre o km 409 ao km 411 (rio Araranguá) e de 50 km/h do acesso ao centro da cidade até o km 417, já no bairro Polícia Rodoviária. Nestes pontos, os usuários devem redobrar os cuidados, pois há tráfego local de veículos, feito pela faixa de rolagem da direita. Não é permitida a manobra de ultrapassagem nos desvios, sendo passiva de notificação por infração grave, chegando a R$127,69, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Em vias laterais, paralelas a BR-101 Sul, o limite de velocidade está fixado em 50 km/h. As vias lindeiras são os acessos entre bairros, localizados nos bordos da rodovia, onde há aglomerações urbanas e tráfego de pedestres. O limite garante a trafegabilidade de veículos e pedestres, mas para isso, os usuários precisam respeitar a sinalização vertical e horizontal, indicatória de velocidade e áreas de passagem para pessoas.

Motocicletas – Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as motocicletas devem obedecer ao limite fixado para veículos de pequeno porte, isto é, pode trafegar a 110 km/h em pistas duplicadas. Nas demais situações, como em desvios e pista simples, devem respeitar a sinalização vertical indicatória de velocidade instalada em cada trecho.

Além disso, os motociclistas devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como o capacete, o uso de luvas, calcados fechados e ainda com os macacões impermeáveis. Pelo tráfego intenso de veículos de grande porte, os motociclistas são vítimas mais frágeis, pois estão mais expostos, em contato direto com carros e caminhões. Mas não é somente o tráfego na rodovia que gera vítimas. Por isso, o uso dos EPIs é fundamental para garantir a segurança do condutor e do passageiro de uma motocicleta.

Sinalização – Os trechos duplicados da BR-101 Sul estão com a sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas de eixo central e bordo de pistas) definitivas instaladas. As sinalizações provisórias em fase de obras foram retiradas para que a nova pudesse ser instalada. Com isso, os usuários da rodovia devem atentar para a nova configuração de placas e faixas, principalmente nos acessos a obras de arte especiais (OAEs), que são as ligações entre a rodovia federal e as cidades lindeiras.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC